Com o curso de massoterapia, você pode atender em um espaço próprio, em clínicas, SPAs ou em domicílio, feiras e eventos esportivos.
A vida moderna exige velocidade de quem precisa desempenhar diferentes atividades ao longo do dia. O resultado? Uma rotina marcada pelo cansaço físico e mental, que encontra na massoterapia uma forma de relaxar e conquistar outros benefícios para a saúde.
A massoterapia é um conjunto de manobras manuais, realizadas por um profissional habilitado, que promovem o bem-estar, aliviam tensões e dores musculares, ajudam no tratamento de doenças crônicas e na prevenção do agravamento de quadros patológicos, melhoram a estética corporal e auto estima do participante.
Neste conteúdo, você vai descobrir tudo sobre a massoterapia, seus benefícios, diferentes técnicas e o que é necessário para se profissionalizar e começar a atender clientes.
Massoterapia, o que é?
Massoterapia é a arte de transformar a massagem em terapia e, desta forma, utiliza diferentes estratégias de terapia manual para manipular os tecidos moles corporais e através de efeitos fisiológicos obtidos nestes tecidos.
Indicação
A massoterapia é indicada para o tratamento de dores no sistema músculo-esquelético, para relaxamento corporal e alívio de tensões músculo esqueléticas, bem como com finalidade estética.
Mas, em geral, a massoterapia é indicada para ajudar as pessoas nas seguintes situações:
- Dores, tensões e lesões musculares;
- Estresse;
- Insônia;
- Tensão muscular;
- Dor muscular;
- Lesão muscular;
- Gordura localizada;
- Pré e pós treino;
- Dor de cabeça;
- Transtorno de ansiedade e depressão;
- Distúrbios circulatórios, intestinais e digestivos;
- Fadiga muscular;
- Reumatismo;
- Cicatrização;
- Edema corporal;
- Calcificações articulares;
- Pré e pós cirúrgicos de procedimentos estéticos.
- Cervicalgias;
- Lombalgias;
- Torcicolos entre outros.
Benefícios da massoterapia para o corpo e a mente
Desde o relaxamento e alívio do estresse, a melhora do humor, até mesmo a ajuda no tratamento de diferentes problemas de saúde, a massoterapia promove vários benefícios. São eles:
- Liberação de toxinas pela corrente sanguínea;
- Alívio de dores e tensões;
- Relaxamento muscular;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Potencialização do sistema imunológico;
- Combate à celulite e gordura localizada;
- Aumento da flexibilidade;
- Tratamento de alguns níveis de depressão;
- Redução de dores;
Entre vários outros.
Técnicas de massagem
Na massoterapia, de acordo com os objetivos terapêuticos e características de cada pessoa, existem diferentes tipos de massagem. Os principais são:
Massagem relaxante
É aplicada com o objetivo de promover o relaxamento físico e mental e, por isso, é indicada nos casos de estresse, ansiedade, depressão, tensões, insônia, entre outros problemas.
Massagem terapêutica
A intenção é eliminar anomalias e atrofias, com atuação principal na prevenção, mas também no tratamento de dores e contusões musculares. Estimula o relaxamento e ajuda a desintoxicar o organismo, ou seja, equilibra o corpo, a mente e a energia da pessoa.
Massagem modeladora (estética)
Dividida entre facial e corporal, esse tipo de massagem é a opção ideal para quem deseja perder medidas ou manter o peso. Ela complementa as dietas e atividades físicas.
Drenagem linfática
Indicada para quem precisa eliminar os excessos de líquido do organismo. Além disso, também melhora a circulação sanguínea, diminui o inchaço do corpo e combate a celulite.
Shiatsu
A terapeuta pressiona pontos específicos e, assim, promove relaxamento e alívio de tensões musculares. É bastante eficaz no combate ao estresse, ajuda a melhorar a postura corporal, proporciona o relaxamento do corpo, entre outros benefícios.
Tuiná
Estimula a autocura do organismo e, para tanto, a terapeuta utiliza, além das mãos e dedos, os punhos, cotovelos e antebraços nos meridianos (canais de energia do corpo). É indicada na promoção do bem-estar físico e mental, no relaxamento dos músculos, para regular os sistemas nervoso e endócrino, entre outros benefícios.
Reflexologia Podal
A terapeuta pressiona com o polegar diversos pontos específicos dos pés, procurando desequilíbrios energéticos. Ajuda a diminuir dores no corpo, controlar problemas gastrointestinais, a eliminar inflamações, combater o estresse, assim como também a ansiedade e a depressão.
Shantala (massagem infantil)
Massagem de origem indiana, ela amplia o contato entre a mãe e o bebê, proporcionando maior relaxamento e bem-estar. Ajuda a controlar o choro e o estresse dos recém-nascidos.
Contraindicações da massoterapia
A massagem proporciona diversos benefícios à saúde, mesmo assim, ela é contraindicada em algumas situações. Por isso, é tão importante que a profissional tenha conhecimento sobre anatomia e patologia para saber determinar qual é o melhor tratamento.
Casos em que a massoterapia é contraindicada:
- Hemorragias;
- Osteoporose severa;
- Febres infecciosas;
- Trombose;
- Queimaduras recentes;
- Doenças mentais graves;
- Câncer;
- Feridas abertas;
- Gravidez (mulheres devem evitar receber massagens durante o primeiro trimestre de gestação).
Por que você deve fazer o curso de massoterapia?
O curso de Massoterapia garante todo conhecimento necessário para você se qualificar e trabalhar nessa área. Afinal, o cuidado com a saúde física e mental tem sido uma preocupação cada vez maior das pessoas.
Mas, para crescer profissionalmente e atuar com segurança, é fundamental escolher uma instituição séria e de referência para cursar massoterapia, como a Faculdade IBRATE.
Com 24 anos de atuação, a IBRATE é pioneira no Paraná na formação de massoterapia, com sede matriz localizada na região central de Curitiba e outras sedes em: Londrina, Maringá, Campo Grande, Cascavel, e parceria em Itajaí, Florianópolis, Joinville e Chapecó.
Ao concluir o curso, com o certificado em mãos, você poderá retirar o alvará como massoterapeuta junto com a prefeitura de Curitiba. Além disso, a faculdade ainda oferece um banco de empregabilidade e conteúdos de apoio, como marketing pessoal e profissional.
Clique aqui e efetue sua pré-matrícula no curso de Massoterapia da IBRATE.