Ao concluir o curso da Faculdade IBRATE, você receberá um certificado e poderá tirar o alvará para atuar como professora de yoga.
O yoga trabalha o corpo e a mente de forma interligada e, por isso, ajuda a melhorar o equilíbrio e proporciona mais disposição e bem-estar. Mas esses não são os únicos benefícios que atraem quem deseja se aprofundar na filosofia e se tornar uma professora.
Inclusive, se esse é o seu caso, neste conteúdo você descobrirá o que o yoga tem de melhor, porque vale a pena ser praticante e qual caminho deve percorrer para se tornar uma instrutora e fazer dessa prática uma profissão.
O que é o yoga?
A palavra yoga origina do sânscrito, língua antiga usada na Índia e também no Nepal.
Quando ela é desmembrada, temos a raiz “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”, o que explica o real sentido da palavra, que tem a ver com união e reintegração do corpo com a mente para levar ao equilíbrio do ser.
Por isso, essa prática é muito mais que alongamento, posturas complexas e um conjunto de movimentos de torção.
Essa atividade antiga e milenar permite que seus praticantes se reconectem com a sua verdadeira essência, ao unir o corpo, a mente e o espírito. A consequência disso? Muitos benefícios para a saúde física e mental.
Quais são os tipos de yoga?
Encontramos diferentes tipos de yoga, mas que compartilham o mesmo objetivo, ou seja, integrar o corpo e a mente. No final das contas, embora sejam caminhos distintos, eles se unem para proporcionar todos os benefícios da prática em sua forma mais completa.
Estes são os principais tipo de yoga:
Hatha yoga:
O objetivo é purificar e preparar o corpo para atingir o estado de meditação. Prática de posturas e exercícios de respiração
Karma yoga:
Está associado à atitude de alguém com uma ação e aos valores humanos. Ou seja, é ser como a natureza, que cede tudo e está sempre disponível.
Raja yoga:
Tem relação com o caminho da disciplina e práticas de controle mental. É o caminho associado à meditação e tranquilidade interna.
Bhakti yoga:
Esse é o caminho do amor puro e divino. Por isso, está relacionado à devoção, aos rituais, cantos e orações.
Dhyana yoga:
O caminho está relacionado à prática da meditação, contemplação e visualizações.
Gyana yoga:
Esse é o caminho da sabedoria e do conhecimento, conquistado não só pela leitura ou audição, mas principalmente pela experiência.
Kriya yoga:
Está associado ao equilíbrio energético por meio da prática de mantras na meditação.
Clique aqui e descubra diferentes possibilidades de investir no seu futuro profissional.
Principais posições do yoga
As posturas do yoga se complementam e conseguem proporcionar diferentes benefícios quando são combinadas, mesmo que algumas sejam praticadas para necessidades específicas.
Conheça algumas das principais posições (asana):
Alongamento lento no pescoço:
Comece com exercícios básicos, alongando primeiro o pescoço, e faça algumas repetições suaves, tanto na forma vertical como na horizontal. Faça sentada ou em pé e fique atenta para observar se há algum ponto de tensão.
Tadasana (postura da montanha):
Praticar essa posição todas as manhãs funciona como uma ótima massagem para as mãos, costas e coluna. Por isso, esse é o asana mais recomendado para correção da postura.
Uttanasana (postura da flexão para frente):
Essa pose é poderosa, rejuvenescedora e terapêutica. Ela ajuda a aliviar a dor nas costas, diminuir o estresse e a ansiedade, acalmar a mente, músculos e tecidos conjuntivos.
Trikonasana (postura do triângulo):
Essa postura alonga e fortalece os músculos e também é um ótimo exercício para mulheres grávidas. Além disso, ajuda a diminuir a pressão arterial, melhora as funções sanguíneas e os sintomas da ansiedade e do estresse.
Surya Namaskara (saudação ao sol):
Melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a força. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, as dores nas costas, os distúrbios do sono, da hipertensão, da asma e sintomas de doenças crônicas. Também aumenta a energia e diminui a fadiga.
Benefícios de praticar yoga
O yoga promove muitos benefícios físicos e mentais para seus praticantes e, com isso, ajuda a manter o corpo saudável, a mente sã e viver com mais qualidade e bem-estar.
Estes são alguns dos principais benefícios:
- Reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca;
- Maior flexibilidade e fortalecimento do corpo;
- Melhora o condicionamento físico;
- Ajuda a desenvolver a calma e o foco;
- Ajuda nos sintomas da depressão;
- Harmoniza as emoções;
- Diminui a ansiedade;
- Diminui a produção de cortisol (hormônio responsável pelo estresse);
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhorar o prazer nos momentos íntimos.
Como me tornar uma instrutora de yoga?
Mesmo que a prática profissional do Yoga ainda não seja regulamentada no Brasil (tramita desde 2016 o Projeto de Lei 4282/16), você pode se capacitar e, assim, atuar como instrutora.
Então, se esse é o seu caso, agora que você já conhece os benefícios e características dessa técnica milenar, está na hora de descobrir como iniciar uma formação completa.
A Faculdade IBRATE disponibiliza o curso Instrutora de Yoga, com 70% de conteúdo prático e ministrado por experientes professores. Além disso, ao concluir a formação, você receberá um certificado que possibilitará a retirada do seu alvará como professora de yoga, válido no território nacional.
Com mais de 24 anos de atuação, a Faculdade IBRATE é pioneira no Paraná, com sua matriz localizada na região central de Curitiba e outras sedes nas cidades de: Londrina, Maringá, Campo Grande, Cascavel, e parceria em Itajaí, Florianópolis, Joinville e Chapecó.
Clique aqui e efetue sua pré-matrícula no curso de Instrutora de Yoga da IBRATE.