Problemas de saúde causados pela qualidade do ar atingem cerca de 7 milhões de pessoas no mundo todo

Nos últimos 2 anos, pessoas no mundo todo precisaram usar máscaras ao sair de casa para não contraírem o novo coronavírus, responsável pela Covid-19. Mas você sabia que, mesmo fora do período de pandemia, é possível ficar doente só por respirar?

Pesquisas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde apontam que o ar com qualidade ruim causa doenças graves em cerca de 7 milhões de pessoas por ano. O principal motivo é a poluição que afeta as grandes cidades.

Alguns dos poluentes que causam problemas respiratórios são o monóxido de carbono, liberado por escapamentos de veículos e incêndios, e o dióxido de nitrogênio, que também é emitido pela queima de combustíveis.

Mas afinal, por que a poluição faz tão mal? Como essas substâncias afetam a saúde da sua família?

Consequências de respirar o ar poluído

Muita gente pensa que, por ter passado a vida inteira exposto à poluição sem desenvolver nenhuma doença, está livre dos riscos. Não é bem assim. Os diagnósticos relacionados ao ar de baixa qualidade podem levar anos para dar as caras.

Crianças e adultos de todas as idades têm chances de desenvolver a extensa lista de problemas que podem ser causados ou agravados pelos poluentes, como:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Rinite;
  • Pneumonia;
  • Câncer de pulmão;
  • Doenças cardiovasculares, incluindo o AVC.

Governo estadual conhece tecnologia paranaense que esteriliza ambientes. Clique e saiba mais

Como a poluição causa doenças?

Quando uma indústria ou veículo libera fumaça contaminada, partículas muito pequenas que compõem essas substâncias químicas continuam suspensas no ar. Esses resquícios se armazenam em todo o trajeto do seu sistema respiratório sempre que você respira.

Com o passar dos anos, esses componentes se infiltram na corrente sanguínea e tomam os pulmões, afetando sua saúde.

Proteja a saúde da sua família

Infelizmente, não é possível proporcionar um ar mais puro para seus familiares o tempo todo. No entanto, já existe uma solução para tornar o ar no ambiente doméstico mais seguro.

A Mondo Bello é uma startup curitibana que desenvolveu um equipamento para esterilizar o ar.

É isso mesmo que você leu: o Esterilix é um aparelho que consegue remover até 99,99% de todas essas impurezas que causam doenças graves.

Testado e aprovado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o equipamento consegue eliminar até mesmo partículas que estejam contaminadas com o novo coronavírus.

O segredo está na utilização de filtros HEPA H-14, utilizados para higienizar o ar de hospitais e centros cirúrgicos. Além da filtragem, o aparelho destrói os microrganismos com raios ultravioleta de alta intensidade e ozônio de baixa concentração.

Além da eficácia, outra vantagem do Esterilix é a velocidade. O modelo Cube, por exemplo, consegue esterilizar o ar de um cômodo de 12 m² em menos de 10 minutos e o mantém limpo, filtrado e esterilizado.

Fazendo um mundo melhor

Apesar de ser uma STARTUP a MONDO BELLO está, através do trabalho e das invenções de seus fundadores: João Pedro Kovalchuk, Adriano Schaitza e Itaci Cardoso Junior, há mais de 30 anos pesquisando e desenvolvendo soluções de altíssima qualidade para resolver problemas de saúde, qualidade do ar e tratamento de resíduos líquidos e sólidos de alta complexidade.

Proteja sua família. Clique aqui e garanta um ambiente mais seguro para seus filhos com o Esterilix.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna