Você precisa ter um bom planejamento de obra se quiser evitar problemas durante a construção. Por isso, é fundamental descobrir o que fazer primeiro: pintura ou parte elétrica
Mesmo quem não é especialista em construção precisa ter em mente quais etapas executar primeiro em uma obra e, assim, evitar desperdício de tempo e dinheiro. Pensando nisso, reunimos dicas valiosas para você saber o que fazer primeiro: a pintura ou a parte elétrica.
A organização ajuda a saber quais passos vêm a seguir, começando pelos projetos da construção ou reforma, definição dos orçamentos, serviços preliminares necessários, parte estrutural, alvenaria, instalações de água e esgoto, elétricas e outras complementares. Continue a leitura e evite cometer erros.
Quais materiais comprar para começar a obra?
Antes de começar, conte com a ajuda de profissionais qualificados de pintura e eletricistas para listar os materiais necessários e mais adequados para a obra de acordo com o seu orçamento. No caso de uma reforma, também é importante avaliar o que poderá ser reaproveitado, como cuba, portas, torneiras, box e espelhos, por exemplo.
Pintura ou elétrica: o que vem antes?
Com o terreno limpo e a estrutura do imóvel concluída, alguns pedreiros preferem realizar os rasgos das instalações para os eletricistas começarem o trabalho, que é passar os conduítes de elétrica por dentro das tubulações nas paredes. Na sequência, é hora de fechar os rasgos com massa de cimento.
Agora que as paredes estão aptas para receber os acabamentos, elas serão impermeabilizadas, dando prioridade a áreas molhadas, como banheiros e cozinha. Em seguida, é o momento de lixá-las, passar a massa e aplicar a tinta. Na hora da pintura, pequenas falhas que surgirem podem ser resolvidas.
Com a pintura pronta, o eletricista volta à obra para colocar os espelhos de tomadas, interruptores, tomadas e canaletas que protegem a fiação. O próximo passo é instalar ou reinstalar torneiras, sifão, armários e estantes para que o pintor retorne e retoque a pintura.
A Enerbras tem um catálogo completo de materiais elétricos de qualidade comprovada
Se você fará uma obra ou é profissional do ramo de instalações elétricas, precisa conhecer o catálogo de produtos e soluções da Enerbras. Fundada em 1995, a indústria paranaense é referência nacional e internacional no segmento de materiais elétricos. Conheça alguns dos itens aqui:
- Canaletas: modelos comerciais e industriais;
- Proteção elétrica: acessórios para quadro de distribuição, barramento, borneira, disjuntor de caixa moldada, disjuntores termomagnéticos, Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS), Interruptor Diferencial Residual (IDR) e quadros de distribuição;
- Ferramentas: abraçadeiras, itens de comunicação, fitas variadas, guia passa fio, instrumentos de medição, sensores, solda, timer e tomadas múltiplas (extensões)
- Duchas, torneiras e chuveiros elétricos e eletrônicos: ampla diversidade de modelos, designs e funcionalidades.
- Materiais elétricos: várias linhas de tomadas, interruptores e acessórios para embelezar sua obra.
Mais de 2000 produtos
Com parque fabril localizado em Campo Largo e mais de 300 colabores, a Enerbras abastece o setor de construção civil brasileiro com mais de 2000 produtos, além de exportar para 29 países. Reconhecida por arquitetos, construtoras, lojistas e consumidores, a marca tem soluções sustentáveis, que prezam pelo custo-benefício.
Conheça o catálogo completo de produtos e adquira os itens elétricos para sua obra com a Enerbras.