Falta de disciplina, ausência de comunicação e desânimo são alguns dos obstáculos enfrentados.
A disseminação da educação a distância no Brasil já era uma realidade crescente e a tendência é que o número de alunos seja cada vez maior.
Na EAD, assim como na vida, é normal que haja vantagens, desvantagens e percalços ao longo da trajetória. Por isso, é fundamental saber enfrentar esses obstáculos para seguir adiante e obter sucesso no seu curso on-line. Confira neste artigo formas de enfrentar os problemas.
Educação a distância
A educação a distância é repleta de benefícios, tanto para os alunos como para os docentes – valores acessíveis, reduzir custos, flexibilidade de horários e ambientes, novos formatos de aulas e gerenciamento facilitado de turma.
Apesar de interessante para todos os envolvidos, o sistema ainda não é perfeito e são muitos os desafios a serem superados. Em primeiro lugar está a falta de familiaridade com o EAD e, em segundo, nem todos possuem acesso a um bom equipamento e a uma conexão banda larga estável. Além desses problemas, o que mais prejudica o ensino a distância?
Falta de disciplina
O ensino remoto requer uma capacidade de disciplina e autogerenciamento. Saber trabalhar bem sozinho sem precisar de cobranças externas. Porém, a maioria dos estudantes não possui essa habilidade, principalmente jovens. E um dos fatores que comprometem ainda mais a falta de disciplina são as distrações, especialmente aos alunos.
Ausência de comunicação
A falta de comunicação, alunos/professores e alunos/alunos, pode comprometer o desenvolvimento de todos. Seja na questão da resposta das dúvidas ou na execução de trabalhos avaliativos, quando não existe uma comunicação eficiente as chances de fracasso aumentam consideravelmente.
Desânimo
A falta de interação humana e a falta de matérias estimulantes são apenas alguns dos aspectos que desmotivam. Isso acontece quando as aulas são monótonas e maçantes, e quando não há uma conexão entre a turma. Estudos apontam que a falta de contato humano e a sensação de sobrecarga aumentam a ansiedade.
Como enfrentar esses problemas?
Quando há o interesse em ensinar e aprender, sempre existe uma solução. Apresentamos algumas ações simples para resolver os problemas de falta de equipamento e conexão banda larga:
- Produzir aulas mais curtas e em arquivos mais leves;
- Produzir audioaulas;
- Dispor de canais de contato que consomem menos dados, como WhatsApp e Telegram;
- Utilizar plataformas versáteis.
Quando os assuntos são disciplina, comunicação e desânimo, também temos dicas:
Plano de aula
Para que alunos e professores possam manter uma disciplina, o recomendado é adotar o plano de aulas. Nele devem constar as datas das aulas e atividades avaliativas, os conteúdos que serão abordados, metodologias, referências e materiais de apoio.
Esse recurso orienta o processo de ensino-aprendizado e ajuda para que todos possam criar o hábito da disciplina. Para ajudar a acabar com o desânimo, é possível incluir no plano de aulas atividades diferentes dos habituais.
Chats
Para evitar que a falta de comunicação afete negativamente docentes e alunos, o ideal é manter uma conexão entre todos, seja por meio de um chat na própria plataforma ou em aplicativos de conversa, como WhatsApp.
Assim, todos podem trocar informações e responder dúvidas das aulas. Isso também ajuda a gerar ânimo, afinal, o contato humano faz toda a diferença.
Monte seu curso em uma plataforma simples e completa
Uma plataforma intuitiva, fácil de mexer, bem equipada e com todo o suporte necessário como a eadSimples faz toda a diferença na vida do professor de curso EAD.
Ela tem tudo o que você precisa para vender seu curso online ou para montar sua universidade coporativa. São mais de 1.000 instituições e 2.000.000 de acessos diários nas páginas de nossos clientes!
Aproveite o plano gratuito completo da eadSimples e comece seu negócio digital com facilidade.