O motor do seu carro está falhando? Talvez seja hora de trocar os cabos de vela.
Essencial para o funcionamento do veículo, eles são responsáveis por levar a corrente elétrica de alta tensão da bateria até as velas de ignição.
As velas, por sua vez, têm a missão de inflamar o combustível e trocar calor com o motor. Isso significa que, se elas não estiverem em perfeito estado, a partida e o funcionamento do carro ficam comprometidos.
Por isso, é fundamental saber testar os cabos e evitar surpresas desagradáveis. Mas afinal, você sabe como fazer isso?
Está tudo bom com as velas?
A redução de potência e de aceleração do motor do carro é um dos principais sinais que indicam problemas com as velas. Além disso, quando a luz da injeção eletrônica acende no painel, é indício de falha nos cabos.
Em média, a vida útil de um cabo de vela varia entre 30 e 40 mil quilômetros, dependendo do veículo e da qualidade da peça. Mas na verdade, não há uma orientação específica de quilometragem para definir a troca.
Conheça outros sinais que facilitam a identificação de problemas:
- Dificuldade para dar partida no carro;
- Aumento do consumo de combustível;
- Motor falhando na marcha lenta;
- Escapamento “pipocando” (estouro);
- Solavancos no motor, principalmente na aceleração durante ultrapassagens e subidas.
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Sinais de problemas com os cabos
O sistema de ignição é um dos mais importantes do veículo, já que é responsável pela partida e funcionamento do motor. Para tanto, um dos componentes essenciais são os cabos de vela, que também são conhecidos como cabos de ignição.
Por isso, é tão importante ter certeza que eles estão em bom estado. A boa notícia é que dá para perceber visualmente o desgaste dos cabos e, assim, reconhecer a necessidade de manutenção ou até mesmo de troca.
Sinais físicos de defeito nos cabos:
- Rachaduras;
- Desgaste;
- Ressecamento;
- Mal encaixe;
- Oxidação dos terminais.
Como testar os cabos de vela de ignição?
A primeira coisa é ter à disposição algumas ferramentas importantes para testar os cabos. São elas:
- Alicate para cabo da vela de ignição (se disponível);
- Multímetro ou ohmímetro digital ou analógico;
- Cabo de ligação direta (30-60 cm de comprimento);
- Manual do proprietário do seu automóvel;
- Tapete de borracha;
- Um pano limpo;
- Fita métrica.
É necessário testar cada cabo isoladamente. Isso significa que você deverá desligar um cabo, realizar o teste, religá-lo e passar para o seguinte.
Mas atenção: quando for ligar um cabo, tenha certeza que ele não está perto demais de outros componentes eletrônicos ou de algo quente, como o escape do veículo.
Verificando um a um, você garantirá que a ordem de acionamento do sistema de ignição estará correta para o motor continuar a funcionar.
Passo a passo para teste:
- Inspecione os cabos e grampos: limpe todos com um pano, um de cada vez, e procure danos físicos, como cortes e marcas de queimaduras;
- Coloque o motor em funcionamento: ligue o carro e procure por arcos elétricos em torno dos cabos ou tente ouvir estalos;
- Faça um teste de resistência: com um multímetro (ou ohmímetro), verifique se a resistência de todos os cabos de ignição se enquadram nas diretrizes do fabricante;
- Verifique se os cabos estão direcionados corretamente: consulte o manual do proprietário para ter certeza. A ligação cruzada pode criar uma fuga de energia, o que irá reduzir o desempenho.
Para que você não fique com nenhuma dúvida, é importante levar o veículo para revisões periódicas em uma oficina de confiança, com mecânicos especializados, como a CheckBox – pneus e serviços.
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