As cores trazem sensações e estímulos. Descubra qual é a que mais combina com você
Decorar a casa é uma das coisas mais prazerosas que podemos fazer por nós mesmos. Pensar nos significados e sensações que cada cômodo pode transmitir é uma tarefa interessante e que envolve diretamente a decoração de interiores.
Um dos aspectos importantes nesse processo é a escolha da cor das paredes. A importância disso dentro da decoração é tamanha que pode se tornar a responsável em tornar o ambiente harmonioso. E, caso a escolha for errada, o efeito é indesejado.
As cores, no design de interiores, servem para causar sensações diferentes no usuário através do espaço. Um exemplo disso são as redes de fast food com parede de cores vibrantes, a fim de despertar o apetite e estimular a vontade de comer mais.
Outra função das cores é dar amplitude aos cômodos. Isso é possível por conta da luminosidade, que dá sensação de espaço, ou da falta dele. Esse processo ocorre porque as cores refletem a luz de formas diferentes. As mais claras refletem mais e as escuras menos. Por isso, as cores são responsáveis por mexer com nossas percepções sobre ambientes.
Há cores que combinam melhor com cada ambiente. No entanto, há um mundo de possibilidades quando se trata de design de interiores. E, se a escolha da tinta for para o quarto, o local em que deve ser nosso espaço mais pessoal da casa, ela deve ser bem pensada.
Por isso, conheça algumas dicas sobre paletas de cores para ajudar na sua escolha de decoração de ambientes:
Cores frias
Cores frias têm tonalidades de baixa frequência, sendo assim, tons que acalmam os olhos e passam sensação de equilíbrio, frescor e tranquilidade. Algumas opções são verdes, azuis e violetas, cores ideais para ambientes de relaxamento.
Há como utilizar duas cores na mesma parede ou no mesmo cômodo, desde que elas fiquem em harmonia. Então, se você procura um ambiente que passe sensações de relaxamento, essa é uma boa escolha.
Cores quentes
Esse tipo de cor tem tonalidade de alta frequência, ou seja, com tons estimulantes e que passam sensação de ânimo e excitação. Amarelos, vermelhos e laranjas cumprem bem esta função.
Além de colorir as paredes, há como harmonizar os móveis de maneira que o cômodo tenha uma composição ideal para o que se deseja transmitir. Portanto, se o seu desejo é fazer do seu quarto um local em que você se sinta animado, essa paleta é uma ótima escolha.
Cores análogas
Usando um círculo cromático como referência, as cores análogas são as que ficam umas ao lado das outras, com tonalidades semelhantes. Essa proximidade faz com que as cores se tornem mais fáceis e práticas de trabalhar.
Cores complementares
Também levando em conta o círculo cromático, as cores complementares se localizam no lado oposto uma da outra no círculo, sendo de tonalidades bem distintas, mas que ficam harmonizadas juntas.
Por conta dessa diferenciação, elas são ideais para locais mais despojados e contemporâneos. É interessante usar uma parede como ponto focal com essas cores. Ou seja, uma parede em que a tinta irá chamar mais atenção do que as outras.
A melhor escolha
Independentemente da cor escolhida, trabalhar com uma tinta de qualidade é extremamente importante. Isso pode garantir até a economia e tempo de pintura, já que é usada menos demãos.
Mas, além disso, encontrar um local que tenha variações de tonalidades é o ideal. O Almeida Materiais de Construção é o local certo para encontrar a tinta certa na tonalidade ideal que você deseja pintar seu quarto.
Na loja, há como solicitar o orçamento sem sair de casa, enviando uma mensagem no WhatsApp (41) 99257-3379. O local de materiais de construção também entrega em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.