Em chuveiros elétricos e eletrônicos, a resistência é responsável por aquecer a temperatura da água.

Com a chegada do inverno, é natural que a preferência por banhos mais quentes aumente. No entanto, para quem usa chuveiros elétricos e eletrônicos, é normal ver resistências queimadas por conta da alta temperatura.

Ambos os chuveiros funcionam por meio de uma resistência elétrica, que se não for utilizada da melhor maneira, pode ter a vida útil reduzida. O que faz a água do chuveiro esquentar na hora do banho é justamente essa peça. Ela é responsável por tornar energia elétrica em energia térmica. Ou seja, o calor que é usado para esquentar a água.

O sistema funciona como um curto circuito, só que controlado. A resistência absorve toda a energia do curto e transforma em calor, aquecendo a água que absorve todo esse calor, ao mesmo tempo que resfria a resistência.

No entanto, é horrível quando estamos no meio do banho e de repente a água fica gelada, né? Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir que a resistência não queime e dure por mais tempo.

Confira alguma dicas para evitar isso:

Pouco volume de água

É comum que para aumentar a temperatura da água do chuveiro, as pessoas fecham quase que totalmente o registro para reduzir o volume de água. No entanto, se o volume de água for baixo demais e o diafragma que liga e desliga o chuveiro estiver travado ou ressecado, a resistência pode queimar.

Troca de temperatura

É comum entrarmos no banho e notarmos que aquela não é a temperatura ideal que queremos. Nisso, com o chuveiro ligado mesmo, é trocada a temperatura. No entanto, essa troca com ele ligado também pode causar a queima da resistência.

Isso ocorre porque ao trocar com o equipamento ligado, há formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência. O certo, e também mais seguro, seria trocar a temperatura com o chuveiro desligado. Nos eletrônicos é possível trocar com o equipamento ligado sem causar dano à resistência.

Espiras encostadas

A resistência é feita de várias espirais. Quando uma espiral encosta em outra, isso modifica toda a resistência, fazendo com que ela aqueça bem mais que o restante dela. Com isso, nem mesmo a água é capaz de resfriar todo o calor gerado, cansando um rompimento da resistência.

Você pode evitar que isso aconteça conferindo as espirais antes de comprar e instalar no chuveiro. E, se caso notar que elas estão encostando depois de comprar, é só separá-la antes de fazer a ligação.

Ar na tubulação hidráulica

O acúmulo de ar na tubulação de água também pode queimar a resistência do chuveiro. Uma pressão de ar pode fazer que o chuveiro ligue mesmo sem que a água tenha chegado ao reservatório. Com isso, a resistência aquece sem a água, causando sua queima.

Materiais de qualidade

Usar marcas paralelas ou de baixa qualidade também pode diminui a garantia de funcionalidade da resistência elétrica. Por isso, é recomendado que use produtos em que pode confiar.  

Você pode encontrar isso e muito mais nas lojas do Almeida Materiais de Construção. Lá, há opções de resistências e chuveiros para todos os gostos e temperaturas. Visite uma das três lojas:

  • Loja 1: Estrada da Ribeira, 3800
    Alto Maracanã, Colombo – PR
    (41) 3663-2626
  • Loja 2: Rua Epaminondas Santos, 1034
    Bairro Alto – Curitiba
    (41) 3367-1896
  • Loja 3: Rua Alexandre Andretta, 113
    Jardim Monza – Colombo
    (41) 3663-4353

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna