Xaxim

Pro lugar certo

Uma simples iniciativa da população do Xaxim está mobilizando os moradores e despertando a responsabilidade ambiental no bairro. Com oito pontos de coleta espalhados pelo bairro, os moradores agora podem encaminhar adequadamente resíduos de óleo de cozinha para destinação apropriada. Um dos principais locais onde a população pode encontrar o barril de coleta é no Centro de Esporte e Lazer (CEL) do bairro.

Essa antiga preocupação dos moradores apenas se transformou em ação após o início das reuniões da Rede de Desenvolvimento Local (RDL), que desde abril reserva um dia por mês para a população da região discutir os problemas do bairro e propor soluções. “Através de uma parceria com o Sesi, a população passou a se reunir para ver o que podia ser feito para melhorar a qualidade de vida no bairro. Uma das questões que as pessoas demonstraram preocupação foi com a falta de um canal para dispensar óleo de cozinha”, conta Jean Emmanuel Kulcheski, coordenador do CEL.

Foto: Felipe Rosa.
Jean: “Adesão das pessoas foi tante que até faltou espaço no barril”. Foto: Felipe Rosa.

Com apenas uma semana de funcionamento, o galão com 30 litros já ficou cheio. “Nesse início, a adesão das pessoas foi tanta que até faltou espaço no barril. Mas ainda assim guardamos, porque toda semana a empresa Óleosul realiza o processamento correto, sem impacto no meio ambiente”, explica. Mais outros sete pontos já estão recebendo óleo usado. “Além do centro de esporte, algumas igrejas e paróquias também estão coletando material. Apenas pedimos que o óleo seja armazenado em garrafas plásticas recicláveis”, diz.

Campanhas

Através das reuniões da RDL, o grupo de moradores também iniciou outras campanhas. “Estamos realizando uma campanha de doação de agasalhos. Já conseguimos coletar duas caixas que serão entregues ao Instituto Betânia de Ação Social. Essa ajuda é muito positiva, e percebemos que os moradores do Xaxim estão muito engajados”, afirma o coordenador. De acordo com Jean, ainda está em curso a criação de pontos de coleta para pilhas e baterias. “Estamos apenas buscando coletores para fazer a destinação correta desse material. Seria interessante, pois acaba criando um comportamento de preocupação do cidadão com o ambiente”.

Pontos de coleta

  • Centro de Esporte e Lazer Xaxim, Rua Innocente Rebelatto
  • Paróquia São Lucas e Nossa Senhora do Carmo, Rua Constantino José de Almeida, 329
  • Capela Nossa Senhora de Lourdes, Rua Leôncio Lopes Cortiano, 962
  • Capela Sagrado Coração de Jesus, Rua Vereador Aurelino Mader Gonçalves, 33
  • Capela Santa Rosa de Lima, Rua Gerhard Heinrichs, 420
  • Capela São José, Rua David Tows, 1167
  • Capela Santa Teresinha, Rua 14 de Julho, 142
  • Capela Nossa Senhora Aparecida, Rua Ubiratã, 23

Leia mais sobre Xaxim.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504