Lixo doméstico e industrial, entulhos, restos de materiais de construção, móveis velhos, garrafas, potes plásticos, galhos de árvores, animais mortos e o que mais se possa imaginar. Todos estes materiais que deveriam ser dispensados de forma correta, sendo recolhidos pelo caminhão de lixo comum ou pela coleta de resíduos pra reciclagem, estão jogados a céu aberto em muitas ruas do Xaxim e do Hauer.
A sujeira que tanto incomoda pode ser encontrada em locais como a esquina das ruas Otacyr Reinaldo Mion e São Jorge e na Rua Frei Henrique Coimbra (entre as ruas Engenheiro Emílio Guetter e Chanceler Oswaldo Aranha), no Xaxim. No Hauer, o problema também é comum, presente em trechos das ruas Padre Dehon, Coronel Antônio Ricardo dos Santos, Tenente Tito Ferreira de Castro e Frederico Mauer.
Quem é obrigado a conviver com esta situação, como o morador e líder comunitário do Xaxim, Mauro Gonçalves, reclama. “Além de ser feio e dar mau cheiro, o lixo também é perigoso, já que pode trazer várias doenças. No lixo encontramos potes de margarina, caixas de leite e outras embalagens plásticas que podem acumular água da chuva, servindo de meio pra reprodução do mosquito da dengue. Ano passado nós tivemos focos de larvas do mosquito aqui no Xaxim”, diz, preocupado.
Segundo Mauro, que é também é o idealizador do “Projeto Ambiental Três Marco”, pra que esta situação mude é necessário que a limpeza seja feita com mais frequência e que as pessoas deixem de jogar lixo na rua. “Acho que todo este lixo vem da falta de educação e de consciência das pessoas e dos funcionários de algumas empresas. Temos que preservar o lugar onde a gente mora ou trabalha”.
Ruas mais limpas
Em resposta à reclamação dos moradores, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informa que vai programar a retirada de resíduos nas esquinas das ruas Otacyr Reinaldo Mion com São Jorge e Tenente Tito Ferreira de Castro com Frederico Mauer, já que nestes locais é possível realizar a remoção manual. Já nas ruas Frei Henrique Coimbra, Padre Dehon e Coronel Antônio Ricardo dos Santos o trabalho precisará ser feito com máquinas, pois é grande a quantidade de resíduos depositados.
A SMMA lembra que jogar lixo na rua é proibido. “Se os infratores são identificados, sofrem as penalidades previstas em lei e são notificados pra retirar os resíduos num prazo determinado, encaminhando pra uma destinação correta e apresentando os comprovantes aos órgãos competentes. A queima de lixo a céu aberto também caracteriza uma infração ambiental passível de multa”.
Leia mais sobre o Hauer e Xaxim.