A horta que o caminhoneiro Ivaldo Pereira de Oliveira, 56 anos, montou do lado de sua residência não é só fonte de saúde e boa alimentação. Virou lugar para os moradores da região fazerem amizades. Levam novas mudas, trocam receitas e batem papo. Ivaldo tem 13 tipos diferentes de hortaliças e temperos e está adubando outro pedacinho de terra para plantar cenouras. Sem contar os pés de frutas, que ainda estão pequenos.
Bem cuidada e organizada, a horta se destaca na esquina das ruas José Dalnegro e José Leal Fontoura, Xaxim. Ivaldo cultiva o terreno há pelo menos 30 anos e tira o estresse do trabalho. “A prefeitura disse que aqui não está dentro do meu terreno e é área municipal. Também reclamaram da gradinha baixa que coloquei ao redor. Ameaçaram me multar. Mostrei ao fiscal o terreno baldio do outro lado da rua, cheio de lixo, mato alto. O que a prefeitura prefere, um local bem cuidado ou aquele monte de sujeira?”, questiona. A multa nunca chegou e a vizinhança continua consumindo saúde.
Sabor
“Entre a alface que você compra no mercado e que pega ali na horta você sente a diferença no sabor. Não tem agrotóxico. A do Ivaldo é muito mais saborosa”, comenta o vizinho Marcos Zavadzki, 39 anos, que dá dinheiro ao amigo para comprar novas mudas.