Amigos com saúde

Foto: Gerson Klaina.

A horta que o caminhoneiro Ivaldo Pereira de Oliveira, 56 anos, montou do lado de sua residência não é só fonte de saúde e boa alimentação. Virou lugar para os moradores da região fazerem amizades. Levam novas mudas, trocam receitas e batem papo. Ivaldo tem 13 tipos diferentes de hortaliças e temperos e está adubando outro pedacinho de terra para plantar cenouras. Sem contar os pés de frutas, que ainda estão pequenos.

Bem cuidada e organizada, a horta se destaca na esquina das ruas José Dalnegro e José Leal Fontoura, Xaxim. Ivaldo cultiva o terreno há pelo menos 30 anos e tira o estresse do trabalho. “A prefeitura disse que aqui não está dentro do meu terreno e é área municipal. Também reclamaram da gradinha baixa que coloquei ao redor. Ameaçaram me multar. Mostrei ao fiscal o terreno baldio do outro lado da rua, cheio de lixo, mato alto. O que a prefeitura prefere, um local bem cuidado ou aquele monte de sujeira?”, questiona. A multa nunca chegou e a vizinhança continua consumindo saúde.

Sabor

Prefeitura quis multar Ivaldo por ele cultivar o terreno. Foto: Gerson Klaina.
Prefeitura quis multar Ivaldo por ele cultivar o terreno. Foto: Gerson Klaina.

“Entre a alface que você compra no mercado e que pega ali na horta você sente a diferença no sabor. Não tem agrotóxico. A do Ivaldo é muito mais saborosa”, comenta o vizinho Marcos Zavadzki, 39 anos, que dá dinheiro ao amigo para comprar novas mudas.

Leia mais sobre Xaxim.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna