Com inauguração prevista pro final do ano, o Parque Vista Alegre é aguardado com expectativa por moradores da região. O 24.º parque curitibano terá 100 mil metros quadrados, com bosques, equipamentos de lazer, de recreação e até uma cascata. Fica entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, no Vista Alegre.
“O parque é uma boa. Acho que ninguém tem que cortar mais nada do mato. Há um tempo falaram que iam cortar e já tinha ficado brava. Tem que preservar o pouco que ainda restou”, afirma a salgadeira Sonia Maria Lauro, 57, que nasceu no local. Pra ela, a proximidade de um novo parque vai melhorar a vida da população, que atualmente precisa se deslocar até o Parque Tingui.
A aposentada Terezinha Silveira, 78, também gostou da proposta, mas tem medo de uma coisa. “Espero que não aproveitem o parque pra usar droga”, alerta. Ainda assim, acredita que a proximidade da nova estrutura vai valorizar a região.
Natureza
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente destaca que, além do equipamento pra comunidade, a área – que já abrigou uma pedreira – também “cria mecanismos pra impedir a ocupação e uso desordenado do solo, preservando a biodiversidade”, e ainda garante a qualidade do ar da região e contribui pra permeabilidade do solo em casos de chuvas fortes. O principal destaque será a cascata, com um recanto em deque de madeira.