Em 1948 a FPF criou a terceira divisão de amadores, cujo campeonato realizado naquele ano contou com a participação de 24 clubes, divididos em três séries: Verde, Amarela e Preta. Entre os clubes fundadores daquela divisão, destacou-se a presença do Grêmio Esportivo Vila Izabel, que anos mais tarde (1952) iria se tornar o grande rival do seu vizinho Vila Inah. O clássico do bairro iria empolgar torcedores da região durante muitos anos, até que os dois clubes se unissem pra originar a potência de hoje chamada União Santa Quitéria.
Trajetória inesquecível
Em sua primeira participação em campeonatos da Federação, já no ano de 1948, o Vila Izabel foi campeão da série Amarela, classificando-se pro super triangular final com os demais campeões de séries: Uracan São Vicente (que foi o campeão) e Botafogo (3.º colocado). O Vila Izabel ficou com o vice-campeonato.
As participações do Vila Izabel nos campeonatos oficiais, sempre levando grandes públicos ao seu campo (principalmente quando enfrentava o rival Vila Inah), aconteceram até o ano de 1964, em que o Vila Inah conquistou o título.
Fim de jornada
Em 1964, disputou a série Irone Santos e não fez boa campanha, fato que determinou o licenciamento no ano seguinte, parando em definitivo.
Time Base de 1964: Adilson (Adão), Hamilton, Airton, Ney (Adolfo), Nereu, Norberto, Otávio, Franki, Paulista, Totinha e Tatu (Ney).