Cravado no coração do bairro Umbará, o Parque Lago Azul é hoje um dos parques mais bonitos da capital e principal área de lazer da região. Com mais de 125 mil metros quadrados, o parque conta com uma estrutura completa para a família. Por lá é possível encontrar mesa e brinquedos de troncos, bancos de madeira, cancha de futebol de areia e de grama, cancha de vôlei, bistrô, sanitários, chafariz, portal, churrasqueira, parque de diversões, mirante, estacionamento, deck e trapiche. E tudo muito bem preservado.
A área era uma antiga propriedade da família Segalla, usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. Todo o terreno foi transformado em parque público em 2008 e desde então vem recebendo milhares de visitantes todos os anos. Entre os destaques da estrutura do local está o antigo moinho de milho, que fazia parte da propriedade. Outra atração é o bistrô, que fica instalado na antiga casa sede da propriedade particular.
Elogios
O vendedor João Pedro de Lima é morador do Umbará e costuma frequentar o Parque Lago Azul nos fins de semana e feriados. Ele conta que a área supre uma necessidade da região sul da cidade. “Não temos muitas áreas de lazer e aqui tem uma estrutura muito boa, com segurança, banheiro e tudo mais. Devia ter mais áreas como esta na cidade”, opina.
A dona de casa Izabel Rodrigues Alves também mora próxima ao lago. Ela aprova toda a estrutura, mas pede que a prefeitura faça algo em relação aos alagamentos que ocorrem nos dias de chuva. “Sabemos que todos os parques da cidade alagam quando chove muito, mas podiam fazer algo pra não encher tanto. Mas no geral o parque é uma maravilha”, pondera.
A reportagem sobre o Parque Lago Azul foi um dos destaques da última edição da Tribuna Regional Bairro Novo e resolvemos compartilhar com todos os nossos leitores.