Uma máquina abrindo um caminho dentro do Parque da Imigração Japonesa, margeando o viaduto do Uberaba, tem chamado a atenção de quem passa pela Avenida das Torres, sentido Curitiba. Após entrar em contato com vários órgãos do município e Estado, os Caçadores de Notícias descobriram que a obra diz respeito à construção de uma passarela para ciclistas e pedestres em desnível com a linha férrea. “A obra integra o projeto cicloviário da região e tem o propósito de dar segurança aos ciclistas e pedestres que circulam na região”, informa o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

continua após a publicidade

Algumas pessoas chegaram a cogitar que a obra fosse um novo acesso à Avenida Salgado Filho para quem vem de São José dos Pinhais. Em maio, reportagem dos Caçadores mostrou o transtorno causado para quem precisa pegar a Salgado Filho. Com as obras de revitalização da Avenida das Torres, incluídas no PAC da Copa, dois retornos foram retirados entre o viaduto férreo e a Rua Augusto Zibarth e, com isso, sobrou apenas um único acesso, localizado na descida do viaduto, à direita. Porém, o fluxo vindo de São José dos Pinhais se encontra com o tráfego da Rua Velcy Bolívar Grandó (Avenida dos Trabalhadores) e o resultado são gigantescas filas de congestionamento.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou à Tribuna que está concluindo estudos para amenizar o engarrafamento neste trecho e a definição deve sair ainda este mês.

continua após a publicidade

Uma das opções seria mudar alguma preferencial na região. Os Caçadores vão continuar de olho até que haja uma solução!