Uberaba

Funil na avenida

Escrito por

Acessar a Avenida Salgado Filho se transformou num problema para quem segue de São José dos Pinhais para Curitiba. Com as obras da Avenida das Torres, dois retornos foram retirados entre o viaduto férreo e a Rua Augusto Zibarth e, com isso, sobrou apenas um único acesso, localizado na descida do viaduto, à direita. Porém, o fluxo vindo de São José dos Pinhais se encontra com o tráfego na Rua Velcy Bolívar Grandó (Avenida dos Trabalhadores) e o resultado é filas e mais filas de congestionamento.

Quem transita pelo local diariamente, diz que os engarrafamentos se formam principalmente no início da manhã e final de tarde. Dona Cleuza Rocha mora em um condomínio próximo ao retorno. Ela conta que os congestionamentos são diários e dificultam a vida dos moradores da região. “Os moradores do prédio onde eu moro sofrem para conseguir sair no horário de pico. Meu filho já deixou de me visitar durante a semana por causa do trânsito pesado”, diz.

O motorista do Ligeirinho da linha Aeroporto, Paulo Oliveira, conta que a situação gera impaciência entre os condutores que passam pelo trecho diariamente. “É muito carro passando em um lugar pequeno e estreito. E como todos estão com pressa, tem muita briga e discussão. Além disso, há pequenos acidentes. Está muito complicado passar por aqui todo o dia”, reclama.

O motorista de caminhão Jurandir Percival mora em São José dos Pinhais e diariamente passa pelo retorno. Ele afirma que a retirada do retorno que atravessava o canteiro da Avenida das Torres é o principal causador dos engarrafamentos. “Não precisava tirar o retorno. Agora todo mundo passa pelo mesmo lugar sem nenhuma orientação. Não tem sinalização e os motoristas não respeitam ninguém. É uma bagunça”, lamenta.

Para auxiliar de serviços Alex Nichetti, é preciso reconstruir os retornos na Avenida das Torres. “É o único jeito. Se colocar um semáforo aqui, vai piorar. A prefeitura tem que rever esse projeto da Avenida das Torres. Tem lentidão em vários pontos e muito engarrafamento”, desabafa.

Monitorado

Em nota enviada à Tribuna, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) diz que as obras da Avenida das Torres ainda não estão concluídas, e que esse é um dos fatores que levam ao congestionamento na região citada. A secretaria afirma ainda que o projeto viário da região foi elaborado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e está sendo seguido pelos engenheiros da Setran, que está monitorando o local. “Após a conclusão das obras, se necessário serão feitas adequações para ajustar o tráfego na região”, diz a nota.

Comente aqui.

– Você já ficou preso no trânsito na Avenida das Torres?

– A prefeitura errou ao fechar os retornos?

– O que pode ser feito pra melhorar o tráfego na região?

http://youtu.be/BSYxJF2L-xA

Sobre o autor

(41) 9683-9504