Quem está andando ou dirigindo pela Rua Dalila Lopes Costa nem parece que está no Uberaba. Praticamente todas as ruas ao redor possuem asfalto bom e liso ou, pelo menos, antipó. Já esta pequena rua de duas quadras, há décadas, tem só barro e cascalho. Os moradores locais dizem que há anos a prefeitura promete asfaltar e urbanizar. Mas, até hoje, o projeto nunca saiu do papel.
Há até poucas semanas, a rua era puro barro, até que a prefeitura veio e colocou cascalhos. “Mas quando chove, o cascalho vai embora e faz um buraco ali na parte baixa”, relata o mecânico Sérgio Luís Voi, 46 anos, dono de uma oficina na rua. O único trecho asfaltado é o cruzamento com a Rua Sapoti, que dá acesso a um condomínio residencial. Mas, por causa do degrau entre o asfalto e o barro, é preciso atenção do motorista, para que nenhuma peça do carro fique para trás.
Sérgio conta que o terreno por onde hoje passa a rua pertenceu a seus familiares, que doaram parte da terra à prefeitura para construção da via. “Mesmo assim, eles vieram aqui e tentaram me aplicar uma multa por não cortar o mato. Mas esse pedaço já não é mais meu há anos. É da prefeitura”, relata o mecânico. Mas, se não for por iniciativa dos moradores mesmo, em limpar o local, as casas ficam encobertas pelo mato.
A prefeitura diz que “a Rua Dalila Lopes Costa, no trecho entre a Rua Arthur José Nísio e final da rua, vai receber pavimentação asfáltica. O lote de obras já foi licitado e o serviço deve ser iniciado no segundo semestre.”