Artesão itinerante

Não dá para ficar indiferente ao antigo ônibus Mercedes-Benz que percorre várias cidades levando peças decorativas de gesso, confeccionadas pelo condutor e morador do veículo, o artesão José Carlos Teobaldo, 58 anos, também conhecido por Carlão. No mês passado, ele ficou instalado algumas semanas no Uberaba, em um trecho da Rua Doutor Gabriel Ferreira Filho, quase esquina com a Rua Augusto Steembock. Seguindo a rotina dos últimos seis anos, comercializou peças de gesso, fabricou novas e ainda ensinou o ofício gratuitamente.

‘Aprendi a trabalhar o gesso com um artesão, o Bira de Fazenda Rio Grande, que me ensinou sem cobrar nada. Com esse trabalho nunca me faltou dinheiro para comer e nunca precisei ter patrão‘, revela. ‘Saber que mais um pai ou uma mãe de família podem levar o sustento para casa através daquilo que eu ensinei me deixa mais feliz do que a pessoa que ensinei‘.

Foto: Ciciro Back.
José também dá oficinas gratuitamente. Foto: Ciciro Back.

No Uberaba, um dos aprendizes foi o pintor Adelcio Natal de Oliveira Silva, 29 anos. ‘Deu para aprender direitinho com ele‘. Pai de quatro filhos e criando mais dois sobrinhos, diz que o gesso ajudará a compensar a queda nos serviços de pintura. ‘Ainda mais em tempos de crise, a gente não pode saber fazer apenas uma coisa‘.

Com o ônibus que adaptou, Carlão percorre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, às vezes, cruza a fronteira da Argentina e Uruguai. ‘As cidades do interior compram mais do que as capitais, mas cada parada tem uma história diferente. Meu negócio é viver pelo mundo‘. As novelas ditam as preferências do público. ‘Agora que estão reprisando o Caminho das Índias, vou vender muito elefante‘, prevê. As peças custam entre R$ 10 e R$ 30. O telefone dele é o (41) 9711-8063.

Leia mais sobre Uberaba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna