Além da Rua da Cidadania, obra muito aguardada pelos moradores do Tatuquara é a do terminal de ônibus, que ficará localizado na mesma área onde estão sendo construídas a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e a Rua da Cidadania. Anunciado no ano passado pelo prefeito Gustavo Fruet, o Terminal do Tutuquara tem previsão de ficar pronto somente em 2016. No entanto, quem mora na região espera mais agilidade para a estrutura começar o quanto antes.
A costureira Isaura de Andrade, 34 anos, é moradora do bairro e afirma que o serviço de transporte público do Tatuquara precisa ser ampliado com urgência. “A região cresceu muito nos últimos anos e os ônibus são muito cheios e demorados. As linhas até chegam em vários lugares, mas precisamos de mais ônibus”, afirma.
O vigia Rogério Gouveia é morador do Tatuquara há 10 anos. Ele afirma que nos finais de semana os ônibus que atendem a região costumam demorar demais. “As vezes chego a ficar mais de uma hora plantado no ponto esperando o ônibus. Sei que no final de semana os horários são diferentes, mas uma hora é muito. Por isso que o terminal tem que ficar pronto”, diz.
Só em 2016
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, a licitação para contratação de empresa para elaboração do projeto executivo está em fase final. A empresa vencedora terá quatro meses para a elaboração do projeto final. Por isso, o custo da obra ainda não está fechado, de acordo com a prefeitura.
O terminal será construído anexo à Rua da Cidadania do Tatuquara em uma área de 4.500 metros quadrados, para atender a demanda da região. Ao menos oito novas linhas com alimentadores entrarão em funcionamento além do BRT. A obra deve iniciar no segundo semestre de 2015 e tem prazo de 10 meses para conclusão. Os recursos serão provenientes do PAC Mobilidade.