Superado o gargalo dos primeiros dias sem conectividade na Rua da Cidadania do Tatuquara, em função de problemas gerados pela falta de infraestrutura lógica e de telefonia, a décima administração regional de Curitiba passou a atender entre 350 e 400 pessoas por dia. Em menos de um mês, foram 6 mil atendimentos. Cadastramento em programas sociais e procura de vagas de emprego são os serviços mais procurados.
Na nova unidade, inaugurada no dia 14 de novembro, há postos da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cohab, FAS, Urbs, e diversas secretarias municipais, como Defesa Civil, Trabalho e Emprego e Urbanismo. No último dia 11, foi aberto o Espaço Empreendedor, o sexto da capital, que estimula pequenos, médios e microempreendedores individuais com linhas de microcrédito, capacitações e consultorias gratuitas.
“O movimento surpreendente dos primeiros dias só reforça a decisão acertada da gestão municipal de descentralizar a administração e trazer os serviços públicos para perto de quem precisa”, comenta o administrador da Regional Tatuquara, Edgar Otto Hauber Júnior.
Segundo ele, a dificuldade inicial com a falta de internet está plenamente resolvida. “Tanto que a Regional do Pinheirinho já sente desafogar o movimento de lá que, naturalmente, tende a ser dividido com os moradores do Tatuquara tendo uma unidade mais próxima”.
Opiniões são bem diferentes
“Faz um mês que estou desempregado. Aqui vai ser melhor procurar emprego do que no Pinheirinho”, avalia o auxiliar de serviços gerais José Luiz Lima Soares, 47 anos. Já o soldador Paulo Sérgio da Silva, 42 anos, ficou frustrado na primeira visita. “Vim acompanhar meu filho de 14 anos para fazer a carteira de trabalho, mas o documento não pode ser feito aqui”, reclamou. Segundo a administração regional, a confecção da primeira via da carteira de trabalho só estará disponível no primeiro semestre de 2016 devido ao cronograma do curso de capacitação que o Ministério do Trabalho exige por parte dos servidores municipais que prestam o serviço.