Esquina do “lago”

Foto: Ciciro Back.

Bem na esquina do Liceu de Ofícios Santa Rita, o cruzamento da Rua Enett Dubard e Avenida Pero Vaz de Caminha, no Tatuquara, é ponto de alagamento crônico, que segue ignorado pelas autoridades. Além do Liceu, na mesma quadra está instalado o Centro de Referências de Assistência Social (Cras) Santa Rita.

Segundo a balconista da Banca N.R., Neusa Barbosa, 51 anos, a água da chuva deixa o telefone “ilhado”. “Quando chove forte, leva dias para descer a água”, informa. Trabalhando há três anos na banca, ela nunca observou qualquer alteração desse problema. “Gosto de limpeza e de deixar tudo bonito, tanto que mantenho sempre limpa a entrada na banca, que é o nosso cartão de visitas. Chego a limpar de três a quatro vezes por semana os bueiros, para ver se melhora o escoamento, mas essa situação continua”, explica.

Lixo

Lixo na rua e o assoreamento do rio que atravessa a Pero Vaz de Caminha colaboram para a situação. O latoeiro Carlos Alberto Barbosa, 47 anos, que mora na avenida, explica que fiscaliza da janela o pessoal que está na rua. “Não deixo ninguém jogar lixo, mas o problema é que estão descendo entulhos de uma construção que fica há algumas quadras daqui”, aponta.

Neusa reforça limpeza  pra evitar “cheias”. Foto: Ciciro Back.
Neusa reforça limpeza
pra evitar “cheias”. Foto: Ciciro Back.

Ele diz que já participou de algumas mobilizações para canalizarem toda a via. “Acho que isso resolveria os problemas de alagamentos crônicos. Outra coisa errada é que falta grelha de concreto no bueiro da esquina com a Rua Enett Dubard”.

O que a prefeitura faz?

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) ressalta que faz obras na região do Tatuquara para amenizar problemas com cheias e melhorar a vazão de córregos e canais. Outra ação da secretaria foi levar uma escavadeira para trabalhar no canal acumulador da Gleba da Ordem, para serviços de limpeza e desobstrução. Conforme a pasta, esta medida deve impactar na esquina da Rua Enett Dubard e a Avenida Pero Vaz de Caminha, pois o canal acumulador absorve a demanda do canal de drenagem da avenida.

A SMOP acrescenta que serviços de manutenção e limpeza do canal da Rua Pero Vaz de Caminha também são executados com frequência e que são feitas vistorias permanentes em canais de Curitiba como ação preventiva para evitar assoreamento.

Leia mais sobre Tatuquara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna