https://www.youtube.com/watch?v=Gy_SLoPOHNs
Direto do Pantanal mato-grossense para o Tatuquara, em Curitiba, o artesão Júlio Hankns, 39 anos, conquistou a simpatia dos moradores da região que virou seu novo lar. Com um forno improvisado, o artista abusa da criatividade para reproduzir os animais naturais de sua terra natal. O trabalho de Júlio foi destacado na última Tribuna Regional Pinheirinho.
Mas esse trabalho que Júlio desenvolve já vem de sangue. “Meu pai era órfão e aprendeu a fazer bonecos com argila, pois não tinha condições para comprar brinquedos. Ele levou esse aprendizado para vida o resto da vida e me ensinou tudo que sabia”, explica o artista. Para chegar à perfeição no semblante dos animais, o artesão conta que é preciso ter uma técnica apurada. “Antigamente, minhas onças pareciam mais cachorros. Com o tempo aprendi a deixar elas com a cara que quero, fazendo cada peça ser única”, revela.
No improviso
Com um ateliê adaptado, Júlio utiliza um forno feito à base de tijolos, que pode alcançar uma temperatura de até 300 graus. “Tenho que fazer diversos furos no objeto para vazar o ar que acumula dentro das peças. Caso contrário, esse ar esquenta e parte ao meio a argila”, explica. Em alguns casos, a rachadura pode ser consertada com uma cola para cerâmica, porém nas peças em que os furos não foram suficientes, o trabalho é perdido.
O artesão revela que seu sonho é ensinar a técnica de esculpir e queimar a argila para dar forma a novos objetos. “Sempre tive vontade de passar para frente todo o processo de confecção que aprendi, porque não há muitas pessoas que dominam esse tipo de trabalho”, revela.
Serviço
Artesão Júlio Hankns
Fone: 9843-7265
Endereço:
Rua Poeta Bernardo Guimarães, 360
Tatuquara, Curitiba