Ainda na promessa!

Foto: Felipe Rosa

A administração regional do Tatuquara foi criada no fim do ano passado, emancipando Tatuquara, Caximba e Campo de Santana da Regional Pinheirinho, com a promessa de levar mais praticidade aos moradores desses bairros, que teriam acesso facilitado a serviços. Sete meses depois, apesar de contar com uma Rua da Cidadania mais perto de casa, a população continua bastante dependente do Pinheirinho, principalmente do terminal de ônibus e da Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA) do bairro.

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Lucélia precisou ir a UPA do Pinheirinho para buscar atendimento pro filho.

A obra da UPA do Tatuquara, ao lado da Rua da Cidadania, na Rua Engenheiro João Kloss, está praticamente pronta, porém ainda não há uma data para o início do funcionamento. A prefeitura promete inaugurá-la ainda neste ano. Enquanto a fita não é cortada, o povo passa apuros. “Quando meu filho tem febre alta à noite, o posto de saúde do bairro já está fechado, e eu tenho que esperar amanhecer pra pegar ônibus e levar na UPA do Pinheirinho. A gente fica à míngua durante a madrugada, e quando chega lá na UPA ainda demora pra ser atendido. Isso não é vida”, diz a dona de casa Matilda Jurema Ferreira, que tem um bebê de 1 ano e 4 meses. Segundo ela, a média de espera para atendimento na UPA do Pinheirinho é de quatro horas.

A aposentada Lucélia Fátima Belges, 58, foi outra que já penou com a demora da inauguração da UPA no Tatuquara. “Precisei levar meu filho pra emergência, por causa de uma dor no peito. Paguei R$ 40 pra ir de táxi até a UPA do Pinheirinho, isso porque o motorista foi gente boa e cobrou menos, vendo meu desespero”, conta.

Só no papel!

Foto: Felipe Rosa
Terminal não começou a ser construída. Foto: Felipe Rosa

O terminal de ônibus, que nem começou a ser construído ainda, seria uma “mão na roda” no dia a dia da população. Para ir a locais mais distantes da cidade, o povo continua dependente do terminal do Pinheirinho. “Se várias linhas de ônibus já saíssem aqui do bairro a gente não ia precisar se deslocar pra tão longe pra fazer uma baldeação e chegar aonde quer”, diz Matilda.

“Hoje eu tinha que pegar o Jardim Ludovica, ele não veio, acabei pegando o Santa Rita/Pinheirinho, que dá muito mais volta, e cheguei 30 minutos atrasada no meu compromisso. Se tivesse o terminal aqui, a gente ia ter mais opções de linhas nessas situações”, afirma Lucélia.

Rua da Cidadania agrada

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Matilda ficou satisfeita com as orientações recebidas. Foto: Felipe Rosa

A população parece contente com os serviços e o atendimento oferecido da Rua da Cidadania do Tatuquara. A aposentada Lucélia diz que o equipamento merece nota 10. Já a dona de casa Matilda contou que precisou de orientação na Agência do Trabalhador e ficou muito satisfeita com as informações recebidas.

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Suelen reclama do mal atendimento ao fazer o cartão do Armazém da Família.

A dona de casa Suelen Cristina de Oliveira, 29, foi fazer o cartão do Armazém da Família, e não teve contratempo algum durante o processo. Mas, ao solicitar o religação da água de sua residência do posto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), passou por uma situação desagradável, presenciada pela reportagem.

“Estava faltando um documento, que eu devia ter trazido. Pedi mais informações e a atendente se exaltou, começou a elevar a voz comigo. Eu respondi no mesmo tom, e ela disse que se eu continuasse a falar daquele jeito ela iria dificultar o serviço. Foi um atendimento péssimo, uma pessoa ignorante”, relatou, indignada.

Para registrar queixas formais sobre o atendimento, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria da Sanepar pelo telefone (41) 3330-3000, pelo site (www.sanepar.com .br) ou comparecer à Rua Engenheiros Rebouças, 1376.

O que tem e o que falta?

Os serviços disponíveis na Rua da Cidadania do Tatuquara são: Administração Regional, Urbs, Agência Curitiba – MEI, Cohab, Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Sanepar, secretarias municipais de urbanismo, abastecimento, educação, esporte, lazer e juventude, trabalho e emprego, finanças e saúde.

Segundo a prefeitura, está prevista a instalação de diversos caixas eletrônicos na Rua da Cidadania, porém a Secretaria Municipal de Governo negocia com os bancos para implantar os equipamentos.

Não há posto da Companhia Paranaense de Energia (Copel) na Rua da Cidadania do Tatuquara. Segundo a Copel, a unidade para atendimento mais próxima é a do Sítio Cercado, na Rua Izaac Ferreira da Cruz, 2.481.

Promessa é abrir UPA este ano

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UPA ainda não tem data pra abrir. Foto: Felipe Rosa

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara está 98% executada. “O investimento total do empreendimento é de R$ 7,8 milhões, sendo R$ 5,2 milhões da prefeitura e R$ 2,6 milhões do governo federal. A inauguração deve ocorrer até o final deste ano.” Não foram divulgados os motivos pelos quais a unidade ainda não foi inaugurada.

Terminal ainda está em projeto

Não há no momento previsão para licitar a obra do futuro terminal de ônibus do Tatuquara. “O projeto executivo foi entregue pela empresa contratada pelo Ippuc e, no momento, está passando pelas aprovações necessárias, tanto da prefeitura quanto da Caixa Econômica Federal (CEF). Esta obra faz parte do escopo do PAC da Mobilidade e possui previsão de recursos de fonte da OGU (Orçamento Geral da União).”

Para facilitar o deslocamento das pessoas pela região, a Urbs ampliou o trajeto de duas linhas alimentadoras (Jardim Ludovica e Santa Rita/Pinheirinho) que fazem parada em frente à Rua da Cidadania Tatuquara. “Isso permite que o cidadão faça integração da Administração Regional até o Terminal Pinheirinho e de lá para outra região pagando apenas uma passagem”, cita a prefeitura.

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