Com mais de 8 mil itens em seu acervo, o Museu do Saneamento, da Sanepar, conta a história e a evolução das técnicas de usadas desde um século atrás. O museu foi inaugurado no ano passado e chegou a receber mais de 600 visitantes. Mas apenas neste ano o espaço foi aberto para visitas agendadas.
Apesar da iniciativa de contar como gerações passadas lidavam com saneamento e abastecimento da água não ser a primeira no país, o coordenador do museu, Junio Ferreira Lima, garante que o espaço é, sem dúvidas, o mais completo. “Existem iniciativas em outros estados, mas não passam de salas mais simples ou projetos. No caso do Paraná, que tem Curitiba como a capital com melhor índice nacional na questão do saneamento, este espaço reúne o passado, através das exposições, com o futuro através das pesquisas do Centro de Tecnologias Sustentáveis”, explica.
Viagem
No salão principal, o visitante inicia a viagem ao passado revivendo o antigo ritual dos primeiros trabalhadores da empresa e batem o cartão para daí sim entrar na sala principal de exposições. Ali, é possível ver como os “pipeiros” usavam carroças para transportar o barril apelidado de “pipa” para abastecer Curitiba. “É interessante mostrar a importância que o saneamento teve para o crescimento do estado. Hoje conseguimos água tratada apenas abrindo uma torneira e nem sempre foi assim”, comenta Junio.
Segundo o coordenador, o museu cumpre a missão de preservar a história, disseminar o conhecimento e incentivar pesquisas. “Em muitos momentos, a história da Sanepar se confunde com a própria história do Paraná. É possível ver um pouco das dificuldades que nossos avós tinham, e ao mesmo tempo, valorizar algo que para muitos é simples, como a água, mas ao mesmo tempo envolve muito trabalho para que ela chegue consumível para casa de todos”, diz.
Serviço:
Museu do Saneamento da Sanepar
Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 -Tarumã
Visitas agendadas pelo e-mail: visitas@sanepar.com.br