Nosso Bairro Nossa Casa Sítio Cercado

Superamigas!

Escrito por Leilane Benetta

A união de vizinhas no Conjunto Salgueiros, no Sítio Cercado, não só faz a força, como também promove mudanças no bairro. A amizade entre Lourdes Rogalewski, 63 anos, e Clevenice Barros de Oliveira, 58, faz bem para toda a comunidade: juntas elas reivindicam e atuam por melhorias para todos os moradores.

As duas moram na Rua Leonardo Bonato e são amigas há 30 anos. De lá para cá, elas têm feito o possível para deixar o lugar onde moram mais agradável. Isso envolve lutar por mudanças junto à administração pública e garantir a limpeza do Ribeirão dos Padilhas, com bronca em quem joga lixo e limpeza do local.

Lourdes e Clevenice plantaram mais de 20 árvores no entorno do Ribeirão dos Padilhas. Todos os finais de semana elas costumavam ir até o local para tirar o lixo que era deixado por ali. “Tem vizinho que chegou a perguntar se a gente não tinha panela em casa para lavar”, conta Clevenice. “Uma vez uma vizinha também jogou lixo em cima de onde estávamos limpando. Tinha um pessoal que tirava sarro”.

O cansaço, por causa da idade, e o desânimo em ver que a situação não mudava fizeram com que as duas abandonassem o compromisso dos finais de semana. Mas elas seguem de olho nos porcalhões que insistem em jogar materiais perto do rio. “Vem gente à noite jogar lixo, de outros bairros. Esses dias um senhor disse que ia bater em mim porque fui brigar com ele”, revela Clevenice.

As casas das moradoras também são impecáveis, com jardins, calçadas e pintura bem cuidados. As duas garantem ainda que separação de lixo virou rotina. “Já acostumei. Não consigo mais deixar de separar”, afirma Clevenice.

De tanto insistir junto ao poder público, Clevenice e Lourdes também já obtiveram algumas melhorias para o conjunto Salgueiros, como antipó para a rua onde moram e dois novos postes de iluminação, para garantir maior segurança aos moradores. “Tem que ser persistente para conseguir. É uma luta”, comenta Lourdes.

A luta atual é pela roçagem da pista de caminhada do bairro. “Eu e o marido da Lourdes pensamos em fazer por conta, mas a extensão não chega até lá”, diz Clevenice. Segundo elas, o serviço foi feito pela última vez no início do ano.  As duas ganharam o reforço de mais uma vizinha nessa batalha. Sandra Mara Torres, 38, conta que já fez uma série de ligações à prefeitura e chegou a ir pessoalmente à administração regional do Boqueirão para fazer o pedido de roçagem. “Nunca esteve nessa altura. Tem ladrão que se esconde aí no mato, sem contar os bichos que aparecem”, relata.

Camaradas do Salgueiros

Os Caçadores de Notícias aproveitaram a visita ao Conjunto Salgueiros para entregar mais placas dos Amigos do Bairro. Para Miguel dos Santos Oliveira, que também zela pelo entorno do Ribeirão dos Padilhas, os bons exemplos podem estimular mais moradores.  “A gente faz a nossa parte. O pessoal dos arredores vê esse exemplo e pode causar uma mudança em todo o bairro”, afirma. Clarisse Bueno contou que as matérias da Tribuna causaram uma boa repercussão entre os moradores.  “Aos poucos, o pessoal vai se conscientizando e se educando também”, diz.

Antônio Ribeiro de Freitas, mais conhecido como Chiquinho, disse que percebeu mudanças, mas ainda se indigna com um dos problemas do bairro. “Já teve mudanças depois das matérias. Vi o pessoal limpando a pracinha hoje. A única coisa que temos que acabar é com essa folia de pichação”, comenta.

Na última vez que os Caçadores conversaram com Celita Erthal Heyn, ela reclamou do mato alto na Praça Victorino Antonio Boff. Na última terça-feira, finalmente o problema foi solucionado pela prefeitura. “Fiquei feliz porque a praça foi limpa e acho que o projeto vai despertar nos moradores mais vontade de cuidar do bairro”, afirma.

Sobre o autor

Leilane Benetta

(41) 9683-9504