A primeira moradora da Travessa 4391, no Sítio Cercado, fez do final da rua sem saída um espaço de lazer e prece. Construiu, há mais de dez anos, um oratório para Nossa Senhora Aparecida, sua santa de devoção, além de bancos e brinquedos para as crianças da vizinhança. “Às vezes, alguém vem e acende uma vela, outra hora, senta para conversar. A meninada sempre está por aqui brincando”, diz o segurança aposentado Pedro Cordeiro dos Santos, 68 anos.
É ele quem se encarrega da manutenção da pequena praça desde que a antiga moradora se mudou da travessa, há um ano. “Dá pena desmanchar ou deixar largado. Faço limpeza e também pintura, quando precisa”, diz o morador. A imagem da santa repousa protegida no oratório trancado a chave, que fica sob os cuidados de Pedro.
Ele mora na travessa com a esposa, Madalena de Oliveira Santos, há mais de 30 anos. “Aqui é bem sossegado, não tem problema de segurança”, diz ela. Todos os dias, Pedro coloca frutas para os passarinhos da região, que gorjeiam e alegram o recanto de paz e tranquilidade.
Leia mais sobre Sítio Cercado.