Moradores do Sítio Cercado ainda aguardam a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Rua Edvald Ribas Borba. Prometida para o início de 2013, a estrutura, que teria capacidade de atender 200 crianças, ainda não saiu do papel. Em 2012, quando os Caçadores de Notícias estiveram lá pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informou que o CMEI estaria pronto em janeiro do ano passado, no lugar de uma casa que abrigava o Piá Ambiental e que, após a desativação do projeto, tinha se tornado um mocó.
O terreno, que fica ao lado da Praça Heitor Oscar Prados, está completamente vazio e sendo utilizado como estacionamento e depósito de material de construção. Quem mora no local afirma que uma estrutura da prefeitura faria bem à região. “Tem horários que esse espaço todo fica mal frequentado. Além disso, o pessoal joga muito entulho no local”, afirma Dante Afonso Costa, proprietário de uma oficina.
Ele ainda conta que há muito tempo nenhum funcionário da prefeitura aparece para avaliar o terreno. “Logo depois que derrubaram a casa que tinha o projeto social, veio uma equipe e ficou medindo do terreno. Mas não passou disso. Há um ano que não aparece ninguém no terreno. Só o pessoal que corta a grama que vem aqui”, afirma.
O aposentado Roque Vicente mora em frente à Praça Heitor Oscar Prados. Ele afirma que a situação da antiga casa que abrigava o projeto Piá era deplorável e quando a prefeitura colocou a estrutura abaixo foi um alento para os moradores da localidade. “Ficamos felizes, pois tinham acabado com um mocó para construir uma creche pra criançada da região. Todos comemoram, mas até agora nada foi feito e a praça está aí largada”, lamenta.
Seu Roque conta que uma mais uma unidade do CMEI faria bem ao bairro Sítio Cercado e à região do entorno da Praça Heitor Oscar Prados. “Sabemos que falta creche pra muita criança aqui no bairro e se tivesse uma estrutura grande, teríamos mais segurança por aqui”, ressalta.
Novo prazo
Procurada pela reportagem, a SMOP informou que no local será construído o CMEI Conjunto Prata, que abrirá 200 novas vagas. “A licitação desta obra ocorreu na semana passada e a construção começará após emissão da ordem de serviço, prevista para o início de 2015. O prazo de entrega é estimado em nove meses”, diz a nota enviada à Tribuna.