Moradores da região de Coqueiros II, no Sítio Cercado, estão preocupados com os constantes assaltos às residências feitos pelo “ladrão da lanterna”, apelidado assim por agir à noite. No mês passado, ele entrou em cerca de dez casas e em um mercado. A maioria dos furtos ocorre em sobrados e, entre 3h e 4h das segundas-feiras. Mesmo com denúncias e divulgação da imagem do assaltante em redes sociais, ele continua solto.
O bandido costuma levar eletrônicos, como GPS, tablets e celulares, além de televisores e notebooks. “Carrega tudo e ainda come o que encontra pela frente. É tão folgado que, num dos sobrados, chegou a fritar linguiça enquanto os donos dormiam no andar de cima”, lembra, indignado, um vizinho, que não quis se identificar.
Cerveja
Outra vítima conta que, antes de entrar, o homem afrouxou lâmpadas e a câmera de segurança da residência, para evitar que fosse identificado nas imagens. “Fora tudo o que levou, comeu o que quis e ainda levou todas as minhas latas de cerveja”, protesta.
“Ele deve ser de fora, mas acho que tem participação de alguém do nosso bairro”, sugere uma moradora. Em uma das residências, ele retirou o miolo da fechadura para poder entrar e, ao sair, recolocou no lugar. “Agora pus alarme. Se ele entrar de novo, o ‘bicho vai gritar’ na orelha dele”, diz o proprietário. “Ele está invadindo as casas de dia, do lado do 13º Distrito Policial. É muita folga”, revolta-se outra moradora.
PM promete verificar
A Polícia Militar afirma que atua com policiamento diário no bairro e se comprometeu a verificar a situação relatada pela vizinhança. Além disso, aconselha que os cidadãos liguem no momento em que avistarem o suspeito. A PM pede às pessoas que enviem as características do marginal à delegacia de Polícia Civil mais próxima, que faz a investigação. Mas promete continuar com o patrulhamento na área e está à disposição pelo 190.
O Sítio Cercado é atendido pelo 10.º Distrito Policial, telefone 3386-8350, na Rua Cafeara, 49.