Quem já cruzou pela colorida Casa da Leitura Walmor Marcellino, no Sítio Cercado, teve vontade de entrar, mas seguiu adiante, não sabe que os livros para empréstimo são somente parte do que é oferecido pelo local. A Casa foi inaugurada em 2001, na Rua da Cidadania Bairro Novo, e foi transferida em 2007 para o atual endereço na Vila Tecnológica.

continua após a publicidade

Há cinco anos passou a ser um dos locais do programa Curitiba Lê, que incentiva a leitura para o pleno exercício da cidadania a partir da oportunidade de desenvolver o prazer de ler. Com o programa, o acervo passou a ter 6 mil obras literárias, além de livros técnicos e didáticos. “Diferente de uma biblioteca, aqui é um espaço de troca, em que os leitores compartilham suas experiências e impressões e são acompanhados diretamente, tanto que telefonamos para os frequentadores que, porventura, passam muito tempo sem nos visitar”, informa a mediadora Kely Medeiros.

Na Casa Walmor Marcellino há três anos, Kely, com licenciatura em Artes Cênicas e especialização em Contação de Histórias, tem a missão de elaborar atividades que estabeleçam pontes entre os leitores e as obras. “O mediador é quem dá forma ao conteúdo, usando diversos recursos e linguagens artísticas, considerando a voz e o olhar de cada leitor para a obra literária trabalhada”, explica.

Sem limites

A mediadora Kely Medeiros faz a “ponte” entre leitor e obras. Foto: Gerson Klaina.
continua após a publicidade

Não há limite de idade para frequentar o lugar. “Todo mundo tem o direito à oportunidade de aproveitar e se transformar a partir da literatura. Eessa mudança é possível para todos”, avisa Kely. Ela atesta que não são raros os casos de pessoas que não liam absolutamente nada, ou liam apenas best-sellers, e passaram a ampliar suas opções a ponto de hoje mesclar obras consagradas da literatura nacional e estrangeira.

SERVIÇO

continua após a publicidade

Endereço: Rua Lupionópolis,12 – Vila Tecnológica, Sítio Cercado
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Telefone: (41) 3298-6319.
Agenda: Contação de histórias: Bambolê – 12 e 19 de maio, às 14h

Leia mais sobre o Sítio Cercado.