Movido pela paixão pelo futebol e pela vontade em ajudar, o carteiro Rosalvo Pinheiro de Jesus dedica um tempo especial para conduzir mais de 150 crianças e adolescentes para o caminho do esporte através do projeto Amigos da Bola. Todas as terças e quintas-feiras, o “professor”, como é chamado pelos jovens aspirantes da bola, deixa o uniforme amarelo e azul para vestir a camisa de técnico e treinador da criançada em uma cancha de areia do Sítio Cercado.

continua após a publicidade

A iniciativa surgiu em 2005, no Cristo Rei, mas com o passar dos anos o projeto se transferiu para o campo localizado na Rua Santana do Itararé. “Há dez anos, um grupo de meninos próximo à casa onde morava vivia se queixando de que precisavam de alguém para ajudá-los a treinar. Na época, o pessoal pensava em virar profissional e queria apenas uma pessoa para incentivá-los nesse sonho‘, lembra.

Treino acontece sempre às terças e quintas. Foto: Pedro Serápio.

Apesar do futebol ser a grande motivação do trabalho de Rosalvo, o principal objetivo das horas dedicadas ao lado dos jovens é transformar a “cabeça” das crianças. “Claro que temos vontade de ver alguém do grupo entrando em um clube de futebol profissional, mas se isso não acontecer tenho a certeza que ao menos estamos formando cidadãos”, explica o professor.

Para participar dos treinos, Rosalvo deixa claro que antes de se tornar uma fera nos gramados, o jovem tem que ser bom nos estudos. “Sempre que o boletim sai, acompanhamos. Se os meninos estiverem ruins de nota, eles ficam em casa até melhorarem. Fora isso, apenas pedimos também um exame físico para liberar o pessoal para prática de exercícios. De resto, para participar basta comparecer no horário todas as semanas”.

continua após a publicidade

Seja pelo sonho em se transformar em um craque do futebol, ou pela simples vontade em encontrar os amigos e jogar uma pelada, os jovens têm aprovado a ação. “Participei durante seis anos dos treinos e fiz muitos amigos. Hoje em dia venho ver o pessoal e quando consigo sair mais cedo do trabalho até participo pra matar a saudade”, conta Douglas Felipe.

Vestindo a camisa

Pais das crianças também participam dos treinos. Foto: Pedro Serápio.
continua após a publicidade

O trabalho dos Amigos da Bola deu tão certo, que mais pessoas resolveram ajudar o carteiro a manter o projeto em funcionamento. Além do apoio com material da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Assistência Social (FAS), com lanches aos finais dos treinos, pais de crianças que participavam dos treinos passaram a contribuir.

Foi o caso do casal Claudete e Alberto Padilha de Morais, que passaram da condição de pais para treinadores e se tornaram verdadeiros “amigos da bola”. “No início apenas trazia meus filhos para bater uma bola. Até que um dia, o Rosalvo teve de se afastar por conta da saúde e para o projeto não parar, abraçamos a causa e eu e minha esposa passamos a conduzir os treinos junto com ele”, conta o treinador Alberto.

Serviço:

Amigos da bola
Contatos: 3227-7503/9978-8250
Local: cancha na esquina das ruas Santana do Itararé e Arcanjo São Rafael, Sítio Cercado.
Terça-feira: até 12 anos
Quinta-feira: a partir de 12 anos

Leia mais sobre Sítio Cercado.