Muitos frequentadores do Parque São Lourenço nem imaginam o que se passa dentro do prédio do Centro de Criatividade de Curitiba, mas há quatro décadas o local abriga diversos cursos de ponta relacionados a criação e bem estar. Como mostramos na última Tribuna Regional Boa Vista, atualmente são 22 opções permanentes. O apoio da prefeitura, que arca com os custos da manutenção do espaço e parte dos funcionários, possibilita que o valor da mensalidade seja baixo e, dependendo do curso, até metade do que normalmente é praticado pelo mercado.
A coordenadora do Centro, Desirée Dias Fabri, explica que o preço é apenas um dos diferenciais dos cursos. “A principal é a qualidade das atividades, pois selecionamos os professores pelos projetos que apresentam e precisam ser condizentes com a proposta do Centro, de desenvolvimento amplo do ser humano, de que cada um saia melhor do que chegou. Tanto que mesmo nas aulas de grupo o professor dedica uma atenção quase que personalizada”, explica.
Embora o Centro atenda 900 alunos, ela acredita que esse número tem potencial de aumentar muito à medida que as pessoas descubram o espaço. Uma das apostas é com a obra de iluminação do parque. “Isso talvez ajude as pessoas perceberem que o espaço está aberto de segunda a sábado e repleto de atividades”, destaca.
Dentre os cursos oferecidos, mosaico, pintura em tela e cerâmica se destacam pela procura. Mas também é possível aprender técnicas de marchetaria, entalhe e restauro em madeira e móveis. Na área da música existem aulas de violino e de batuque, voltado para o público infantil. Os preços das mensalidades variam de R$ 70 a R$ 120, dependendo do curso. “O custo é baixo em comparação com as demais escolas, até porque a mensalidade inclui os materiais e os professores são de primeira linha”, garante a aluna Mirna Werner Fagundes, que há três anos frequenta as aulas de cerâmica.
Além dos cursos, o pátio coberto é usado para exposições, que contam com a curadoria do artista Pedro Moreira, e atividades de dança.
Leia mais sobre o São Lourenço!