Inaugurado em 1972, o Parque São Lourenço é um dos mais antigos e mais visitados da cidade. No entanto, um detalhe desagradável tem ofuscado a beleza do lugar. Segundo seus frequentadores, o lago, que é uma das principais atrações, está contaminado, recebendo esgoto em suas águas.
Pro administrador Eduardo Duarte, 59 anos, a situação está tão ruim, que em dias de sol é difícil ficar junto ao lago ou passar por pontos onde a água chega ao parque. “Dá muito mau cheiro, é o esgoto que chega ao lago por este canal. Acredito que este esgoto deveria ser desviado e tratado. Quando tem sol é ainda pior, o cheiro fica muito forte. Se o lago ficasse limpinho, atrairia ainda mais famílias e visitantes pro parque”, opina.
O analista de desenvolvimento Oscar Roberto Burzynski, 47, que frequenta o parque desde sua infância é outro indignado com a falta de cuidados com qualidade da água. “O Parque São Lourenço é muito bonito. Agora com os finais de tarde mais quentes e o horário de verão se aproximando, muita gente vai até lá pra uma caminhada ou fazer exercícios. O lago do parque virou um lago de esgoto e está desse jeito há muito tempo. A impressão que dá é que as casas na parte norte do parque despejam o esgoto diretamente no lago. Será que a prefeitura não vê isso ou eles realmente permitem que o esgoto seja despejado no lago?”, questiona.
O local apontado pelos frequentadores como ponto de entrada da água contaminada fica próximo à entrada localizada na Rua José Brusamolin.
Sanepar confirma despejo irregular
A Sanepar informa que o Programa de Revitalização de Rios (PRRU) melhorou a qualidade da água no lago, possibilitando inclusive o aparecimento de peixes. No entorno do lago foram realizadas obras pontuais, pra ampliação da rede coletora de esgoto pra atendimento de imóveis. Mesmo assim, a Sanepar constatou irregularidades em imóveis e edificações não atendidas em função da topografia da região. Estes casos são encaminhados pra Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) pra providências.
Já os locais ainda não atendidos pela rede coletora de esgoto, que acabam direcionando o esgoto pro lago, causando a contaminação, devem ter sistemas alternativos, como fossas sépticas. Como a água do lago não é tratada e tem provável contaminação por lançamento irregular de esgoto, a Sanepar recomenda que as pessoas evitem contato com esta água, que pode trazer riscos pra saúde.
Por sua vez, a SMMA esclarece que não há despejos de efluentes das residências do entorno diretamente no lago do Parque São Lourenço. “O lago possui uma diversidade muito grande de espécies de peixes e é amplamente habitado pela fauna aquática, que significa bom indicativo ambiental e da qualidade da água”, informa.