Os moradores de São José dos Pinhais ganharam mais um motivo pra frequentar o movimentado calçadão da Rua XV de Novembro. Isso porque o Museu Municipal Atílio Rocco preparou uma programação especial pra celebrar a tradicional Semana dos Museus. Esta, que será a 13.ª edição do evento, contará com muitas palestras e ação educativa pra todos os visitantes, até sábado (24 de maio).
Desde 2012, o museu passou por uma reformulação responsável por inserir exposições itinerantes, que alteram a cada três meses. “Procuramos ampliar nosso serviço pra atender mais as expectativas da população, dando mais dinâmica ao acervo pra que a pessoa que nos visitar tenha novos motivos pra retornar”, explica o secretário da Cultura de São José dos Pinhais, Amarildo Rosa.
Outra mudança apontada pelo secretário é em relação ao horário de atendimento do museu, que passou a receber a população aos sábados. “Percebemos que nesse dia muitas pessoas frequentam o calçadão pra fazer compras ou passear, sem a correria que marca os dias úteis”, conta.
Segundo Amarildo, o público aos sábados tem se equiparado ao total de visitantes da semana inteira. “Recebemos uma média de 300 pessoas durante a semana, sendo que só no sábado esse número se iguala e às vezes até supera os visitantes dos dias úteis”, diz.
Mesmo em meio a tantas mudanças, o museu tem se mantido fiel na responsabilidade que assumiu de contar a história da cidade e de seus artistas. “Aproveitaremos a oportunidade da Semana dos Museus pra realizar o lançamento do livro de nosso conterrâneo, o engenheiro florestal Marcelo Lubas, que conta um pouco sobre a história do pinhão”, revela.
Pra acomodar melhor as exposições, o museu passa por reforma em uma sala nobre, que acomodará um novo acervo contando a história do esporte na cidade. “Teremos uma novidade a partir do dia 18, contaremos com um espaço que homenageará os times e atletas que se destacaram pela cidade”, comenta.
Antiga Cidade
Cada uma das 20 exposições permanentes do Museu Atílio Rocco conta um pouco da história da cidade. O mais antigo município da região metropolitana, inclusive, anterior à própria Curitiba, tem exposto em suas mais de 7 mil peças como eram os hábitos e o estilo de vida de seus colonizadores. Recentemente, a cidade comemorou seus 325 anos que são contados nas paredes do museu. ‘O visitante pode acompanhar toda evolução da cidade, da emancipação política e das antigas construções que hoje já foram superadas pelas modernas edificações‘, explica Amarildo.
Serviço
O Museu Atílio Rocco fica na Rua XV de Novembro, 1660, no Centro de São José dos Pinhais. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Programação:
19/5 – 10h – Palestra – A evolução do esporte de 1997 em diante – Amarildo Rosa
20/5 – 10h – Palestra – O esporte no município de São José dos Pinhais – Thiago Buher
21/5 – 10h – Palestra – História do futebol em São José dos Pinhais – Sérgio Moletta
22/5 – 10h – Palestra – Velocidade na terra – Gastão Vosgerau
23/5 – 10h às 16h – Ação educativa – Pintando no museu