A Rua Gomes Vieira, no Guatupê, está a cerca de 10 quilômetros do Centro de São José dos Pinhais. A referência é a proximidade com a BR-116, a um quilômetro dali. A distância da região central não seria incômodo, dizem os moradores, não fosse a dificuldade em se fazerem notados cada vez que precisam mostrar o estado da rua: os buracos tornam o trânsito complicado pra automóveis e perigoso pra moradores.
Segundo a vizinhança, recentemente a via recebeu cobertura de antipó, mas a solução durou pouco. “Faz uns três meses. Achamos até que a prefeitura ia asfaltar, como está fazendo em toda a cidade. Mas foi só o antipó mesmo. E não durou nada. Já está tudo esburacado de novo e o carro sofre. Quebra direto”, conta a balconista Luciana Silva, 22 anos.
A dona de casa Solange Correia, 29, conta que quem sofre mais são os filhos pequenos. Um deles, com 5 anos, tem asma e, por causa da poeira causada pelos buracos da rua, o pequeno precisa ser hospitalizado com frequência. “Encho a casa de toalha molhada, bacia com água, mas nada resolve. E nos dias de chuva, vira lamaçal. Antipó não resolve porque muitos caminhões usam nossa rua pra ter acesso à BR-116”, conta.
A quantidade de fendas na rua é tamanha que os veículos tem de se revezar na passagem, porque precisam invadir a pista contrária pra tentar desviar as de maior profundidade.
Muita chuva
A Secretaria de Viação e Obras Públicas informou que, devido à grande quantidade de dias chuvosos nos últimos meses, diversas vias sofreram prejuízos e a manutenção também foi comprometida. A pasta informa que obras estão previstas pra Rua João Gomes Vieira. Mas ainda não é o asfalto esperado pelos moradores. A via receberá reforço de base e aplicação de camada antipó nos próximos dias entre as ruas Henrique Gonzaga de Souza Neto e Sebastiana Santana Fraga.