Lazer na natureza

Frequentado por famílias, idosos e crianças durante toda a semana, o Parque da Fonte, em São José dos Pinhais é uma boa opção de lazer, especialmente pra quem gosta do contato mais próximo com a natureza.

Com área aproximada de 3,5 hectares, o parque possui um bosque com reserva de mata nativa, sendo 70% de suas árvores da espécie Araucaria angustifolia, o Pinheiro do Paraná.

Além de toda essa vegetação, também há trilhas pra caminhada, estrutura pra a prática de exercícios, minipalco e fonte d’água. No local também é possível emprestar livros na biblioteca e acessar a internet. Mas não é só diversão. Como o parque sedia uma das três regionais da prefeitura de São José dos Pinhais e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), lá também é possível ter acesso a diversos serviços públicos, como solicitação da Carteira de Trabalho e segunda via do IPTU.

Frequentadores como Bruno e Amanda sentem falta de mais segurança. Foto: Felipe Rosa.
Frequentadores como Bruno e Amanda sentem falta de mais segurança. Foto: Felipe Rosa.

Mas o que torna o Parque da Fonte especial e conhecido além dos limites de São José dos Pinhais é seu evento mais tradicional: a Casa do Papai Noel, que durante o mês de dezembro encanta moradores e turistas com sua decoração natalina e atrações como a Oficina do Papai Noel, praça de alimentação, venda de artesanato, apresentações culturais e presépio em tamanho natural.

Nem tudo é perfeito

Apesar de querido pela população, o Parque da Fonte também apresenta problemas. Entre os frequentadores, a principal reclamação é a falta de segurança no parque, no bosque e no entorno. “Gostamos daqui, mas acho que falta segurança.

Acontecem muitos assaltos no parque e na região. Além disto, alguns bancos e lixeiras estão ruins, dando sensação de abandono”, diz o estudante Bruno Alan Dias, de 19 anos, que mora perto dali e diariamente frequenta o parque com a estudante Amanda Barros Trapp, 18 anos, a filha Mariana e a cachorra da família.

O que diz a prefeitura

Procurada, a prefeitura de São dos Pinhais, que informou que a segurança do perímetro interno do Parque da Fonte é feita 24 horas do dia, por uma empresa terceirizada de vigilância. Além dos seguranças, o parque e seu entorno ainda contam com o auxílio da Guarda Municipal, que faz rondas ostensivas de moto, com abordagens constantes. Já sobre o estado de conservação de bancos e lixeiras, a resposta foi que os equipamentos passam por manutenção, restauração e conservação de forma periódica e continuada.

A prefeitura ainda informa que há projetos de melhorias pro parque. “A administração pública, através de ação cooperada entre as secretarias e a Regional Parque da Fonte, solicitou projeto para a Secretaria de Urbanismo, no intuito de promover melhores e readequações no local e sua estrutura. Segundo o Urbanismo, o projeto já está pronto e haverá uma reunião com as partes envolvidas, para discutir prazos, orçamento e demais prioridades”.

Serviço:

Parque da Fonte
Rua Almirante Alexandrino, 489
Afonso Pena, São José dos Pinhais.

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504