Falta de sinalização não é. Existem placas à frente, em cima do semáforo e também na esquina, penduradas no poste de iluminação, indicando que é proibido virar à esquerda nos cruzamentos da Avenida Rui Barbosa com as ruas Dr. Norberto de Brito e Veríssimo Marques, na região central da cidade.
Mesmo assim, muitos motoristas ignoram os avisos e viram onde não podem, trancando o trânsito.
A infração provoca buzinas, caos no tráfego e também diversos acidentes, como os que a operadora de caixa Sara Mayara Miranda presencia toda semana. “Todo dia tem motorista que desrespeita, todo dia congestiona e toda semana dá batida”, conta ela, que é funcionária de uma autopeças na esquina da Rui Barbosa com a Norberto de Brito e vê o transtorno provocado pelas conversões proibidas.
Acidentes
Rafael Favaro, motoboy da autopeças, confirma que as infrações são constantes.
“O povo desrespeita mesmo, nos quatro sentidos do cruzamento. Dia de chuva é ainda pior, se você ficar com o guarda-chuva aqui olhando, vê no mínimo três acidentes”, diz o entregador, que na semana anterior presenciou uma colisão entre um carro que virou à esquerda da Rui Barbosa para a Norberto de Brito com uma motocicleta que vinha na avenida no sentido contrário.
Motoristas pegam atalho no posto
No cruzamento da Rui Barbosa com a Veríssimo Marques, infratores costumam usar o pátio de um posto de combustíveis para fazer a conversão proibida. “Além de virar, eles passam pelo meio do posto”, relata o frentista Rodrigo de Oliveira. Nesse ponto, os acidentes não são tão frequentes, mas o prejuízo no tráfego é o mesmo. “Às seis da tarde fica ainda mais complicado, porque aumenta o fluxo. É uma buzineira só. Se é um motorista mais esquentadinho, quase dá briga”.
Infrações
A Secretaria de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), diz que os locais onde de conversão proibida estão sinalizados. “Vale ressaltar que o grande problema é a falta de respeito por parte de alguns condutores, que insistem em não respeitar a sinalização de trânsito, fato este que aumenta os riscos de acidentes no local. Em respeito à fiscalização de trânsito, informamos que os agentes de trânsito (Guarda Municipal) fazem ações nos locais em questão e, quando observadas irregularidades, é feito o preenchimento do auto de infração. Em apenas três meses (julho, agosto e setembro de 2015) foram registrados 68 autos de infração nos cruzamentos da Av. Rui Barbosa”, informa o órgão, em nota.