Leitura no parque

Qual seria sua reação ao perceber que o livro que você acabou de empresar na biblioteca pertenceu ao seu escritor favorito e ainda possui uma assinatura dele? Para os admiradores da obra de Manoel Carlos Karam, isso pode acontecer facilmente. Seu acervo está disponível na Casa da Leitura que leva o nome do escritor, localizada no Parque Barigui, no bairro Santo Inácio.

Os livros foram incorporados ao acervo após a morte de Karam, em 2007, por doação da família do escritor. “A gente acha um monte de livros aqui que pertenceram a ele. E também deixamos expostos os livros dele para que as pessoas conheçam seu trabalho, que é incrível. Ele é um dos principais autores de Curitiba”, destaca a mediadora de leitura Fabiane de Cezaro. A máquina de escrever de Karam também está exposta no local.

Ao todo, o acervo da unidade conta com seis mil livros, principalmente de literatura adulta e infanto-juvenil, e tem cerca de 1,2 mil usuários cadastrados. As crianças são as que mais frequentam o local, onde participam também das rodas de leitura e contação de história. Além dos pequenos que fazem visitas junto com escolas e organizações sociais, visitantes do parque também costumam ir à Casa da Leitura. Um dos diferenciais da casa é a possibilidade de pegar um livro para ler no parque. Basta deixar um documento na casa.

Da Maria

Foto: Gerson Klaina.
O acervo da unidade conta com seis mil livros. Foto: Gerson Klaina.

O que também torna a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam ainda mais especial é o Teatro da Maria, que fez parte do antigo Centro Cultural Maria Fumaça. O espaço é utilizado para as atividades da unidade e está decorado com cartazes das peças de Karam.

Escritor, dramaturgo e jornalista, Manoel Carlos Karam nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, em 1947. Veio para Curitiba em 1966, onde trabalhou nos principais jornais do Estado e escreveu e dirigiu peças de teatro. Ele ainda se dedicou à literatura e em 1995 ganhou o prêmio Cruz e Souza de Literatura com a obra “Cebola”.

Serviço:

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Endereço: Rua Batista Ganz, 453 – Parque Barigui – Santo Inácio
Horário: De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30 Para fazer o cadastro é preciso apresentar um documento com foto e comprovante de endereço.
Telefone: 3240-1101

Leia mais sobre Santo Inácio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna