Povo iluminado

As cores da pintura são as mesmas, mas a camada de tinta recente trouxe novos ares ao Farol do Saber Tom Jobim, no Santa Quitéria. A revitalização deu mais ânimo para todos: desde os funcionários do local até os usuários, que estão aparecendo com mais frequência.

Pelos cálculos da agente de leitura Leunice Berghahn, desde 1998 no local, a procura aumentou em aproximadamente 40% desde que o farol foi reaberto, em agosto, depois de três meses de reforma. “Muita gente achava que o farol não estava funcionando, que ele estava abandonado, mas depois da revitalização ele está chamando bastante atenção. Tem mais gente fazendo carteirinha, o pessoal vem e fala que está gostando”, comemora.

Em quase 20 anos de funcionamento, os serviços oferecidos pelo farol foram mudando com os hábitos da comunidade. No começo, a procura era pelos empréstimos de livros e pesquisas escolares nas antigas enciclopédias – que ainda estão à disposição. Com o passar do tempo e a chegada dos computadores, os frequentadores iam ao local para as pesquisas na internet, o que acontece até hoje.

Além do acervo com mais de 8 mil livros de literatura e didáticos, o farol é também um ponto de inclusão digital e contação de histórias, o que atrai pessoas de todas as idades. “Nunca deixamos de atender a comunidade. É um espaço importantíssimo”, observa Leunice, que destaca a oferta de conhecimento no bairro como um dos principais benefícios do espaço.

Conta o vandalismo

Foto: Gerson Klaina.
Além do acervo com mais de 8 mil livros de literatura e didáticos, o farol é também um ponto de inclusão digital. Foto: Gerson Klaina.

Antes da revitalização, toda a estrutura do Farol do Saber Tom Jobim estava tomada pela pichação, o que chamava a atenção de forma negativa. A situação foi mostrada pela Tribuna Regional em dezembro de 2014, quando começaram as mobilizações para combater o problema.

Para evitar novas depredações, o município, em parceria com a Associação de Moradores do Santa Quitéria e a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap-PR), está programando a produção de um grafite na fachada do farol. “O espaço tem que ser efetivamente utilizado. O farol estava muito degradado, também pelo tempo, e acabou afastando os usuários, mas depois da reforma, o público tem motivação maior e se apropria do espaço público”, avalia o diretor de tecnologia e difusão educacional da Secretaria de Educação, Marlon Terres.

Serviço
Farol do Saber Tom Jobim
Endereço: Praça Francisco de Azevedo Macedo
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 21h / sábados, das 9h às 13h.
Às quartas-feiras é possível subir ao topo do farol, em grupos pequenos, durante 15 minutos.

Leia mais Santa Quitéria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna