Mais maduro e mais trabalhado. É assim que a escritora Adrielli Almeida, 17, apresenta seu segundo livro, lançado em março deste ano. Desta vez, o enredo de “Feita de Letra e Música” conta a história de uma adolescente curitibana que se prepara para o vestibular enquanto se dedica à música e à literatura, situação semelhante à de sua autora.
“Dizem que quando a gente escreve, passa um pouco da gente pro personagem”, observa Adrielli. Assim como ela, a protagonista Lívia também tem o sonho de ser escritora. “Quando escrevi este livro, não imaginava que ele seria publicado e quando ele saiu fiquei pensando qual seria a reação das pessoas porque passei algo meu para ela”, comenta a jovem.
Pouco tempo após o lançamento, Adrielli recebeu a resposta. Leitoras de todo o país se identificaram com a história de Lívia, especialmente as adolescentes, público alvo da jovem escritora. “Já li muitos livros juvenis escritos por mulheres de 30, 40 anos. Elas foram adolescentes, mas a nossa adolescência está sendo muito diferente. Foquei o livro em meninas do meu agora, busquei essa identificação. E é também o que eu mais gosto de escrever, é sobre o que eu conheço”, explica.
No livro, Lívia, que mantém na internet um blog secreto, se envolve com um rapaz que pretende participar com sua banda de um festival de música realizado na Pedreira Paulo Leminski. Como ela pretende ser escritora, fica então responsável por compor as letras das músicas que serão cantadas pelo grupo.
Adrielli dedicou dois meses na elaboração da história e outros 30 dias fazendo o texto final. “Vou guardando as ideias, escrevo nos cadernos que estão espalhados pela casa e rabisco até as mãos e os braços. No momento estou me dedicando aos estudos e à leitura”, comenta ela, que não descarta uma continuação na história que deu vida à jovem Lívia.