Iguaçu e Trieste começaram a se defrontar num jogo amistoso realizado no dia 9 de julho de 1950. Vitória iguaçuana por um gol a zero. Nem se falava em rivalidade naquele tempo em que as duas equipes não disputavam campeonatos oficiais da federação. Em 1954, disputando a antiga 3ª divisão, os dois times se encontraram em turno e returno. No turno, o Trieste venceu por 2×1 (15 de agosto), e no returno, a vitória foi do Iguaçu por 2×0 (28 de novembro). Em 1955, ainda pela 3ª. divisão, o Iguaçu levou a melhor: 3×1 no turno e 3×2 no returno. Em 1955, o Iguaçu venceu duas vezes: 3×1 e 3×2.
Começou a rivalidade
O Trieste ingressou na divisão principal em 1956, mas somente foi se defrontar com o Iguaçu em 1958, quando perdeu por 5×0. A rivalidade ganhou força no final da temporada de 1959, quando as duas equipes se classificaram para decidir o título. Cada time venceu em um dos turnos e na decisão em três partidas, após dois empates, o Iguaçu venceu o jogo final, realizado no Alto da Glória, por 3×1. Nos anos seguintes, o chamado Clássico dos Italianos ganhou projeção e muitas vezes os dois times decidiram títulos em batalhas sensacionais. Entretanto, nos anos mais recentes, o clássico perdeu um pouco de sua exuberância e a maioria dos torcedores deixou de comparecer para assistir o outrora famoso embate.
A volta aos bons tempos
Iguaçu e Trieste prepararam suas equipes para a atual temporada com muita dedicação e o trabalho de seus dirigentes está sendo alcançado plenamente. Os velhos rivais da Colônia famosa classificaram-se entre os primeiros e neste sábado fazem suas estreias na fase final. O Iguaçu recebe a visita do Nacional e o Trieste, do Santa Quitéria.