Nos últimos 18 meses, quatro pistas de skate foram reformadas pela prefeitura: na Vila Guaíra, Cajuru, Sítio Cercado e CIC. Todas em locais distantes de Santa Felicidade, que tem sua própria pista, na praça Piazza San Marco. Mas segundo quem anda de skate no local ou tenta seria melhor que houvesse apenas um piso plano no lugar das atuais rampas e obstáculos, tudo em precário estado de conservação.
A prefeitura até tentou fazer ajustes no local, lançando uma licitação no valor de R$ 29 mil, dos quais R$ 20 mil viriam do orçamento e o restante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Porém, ao contrário do que aconteceu nos outros espaços públicos, nenhuma empresa se interessou em concorrer para realizar as obras, explica o vereador Mauro Ignácio (PSB), proponente da destinação da verba do orçamento para a reforma.
“Agora, é necessário saber o que os atletas que utilizam o espaço preferem que seja feito para tentarmos outra solução. Alguns defendem a demolição e manter apenas o piso. Mas é preciso um consenso”, diz o parlamentar.
Problemas
Enquanto isso, as rachaduras no piso irregular, construído em blocos, só se ampliam. Assim como as que estão nas duas rampas, próximas demais para permitir a evolução das manobras e impondo, inclusive, risco maior ao que a modalidade tem em si. “A gente sempre tem a esperança que venha alguém para arrumar a pista. Já fizemos projetos para mostrar como seria a melhor forma de reformar, mas nunca se interessaram em ver. Já ouvi falar que a prefeitura não encontra empresa que se interesse na licitação para fazer as obras aqui”, comenta o skatista e garçom Thiago Batista, 25 anos.
A Secretaria do Meio Ambiente foi procurada pela reportagem, porém não se manifestou sobre a questão até o fechamento desta edição.
Leia mais sobre Santa Felicidade.