Uma área que deveria ser repleta de crianças brincando no parquinho, em meio a jovens e adolescentes praticando atividades de esporte e lazer. Esse seria o destino natural da Praça Maximiliano Sanavio, no Jardim Ipê, em Santa Felicidade, mas a manutenção aquém do necessário acaba transformando o lugar em área de usuários de drogas e bandidos.
A promotora de eventos Ana Paula Dias, 29 anos, que possui um filho de quatro anos, explica que só deixa o filho brincar lá quando está perto dele. “Vira e mexe saem pessoas da parte do mato que a prefeitura deixou de cortar. Dá muito medo, até porque tem um valetão naquele matagal formado pelo abandono, onde sempre o pessoal perde bola, porque não tem coragem de entrar no mato e não sair mais”, conta. Segundo Ana Paula, medidas básicas de manutenção contribuiriam para a segurança no local e nas imediações. “A troca rápida de lâmpadas queimadas e o corte integral do mato e com a frequência necessária para não ficar alto já ajudariam muito, assim como a presença da polícia”, aponta.
Morando há 23 anos no mesmo endereço, ela conta que a família nunca deixa a residência completamente sozinha para evitar assaltos. “Há vários casos nas casas da redondeza de vans ou furgões estacionarem e levarem tudo que tinha dentro”, explica.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar explicou que o 12º Batalhão faz o policiamento em Santa Felicidade e que a região também conta com o policiamento de área e operações especiais do BOPE em alguns dias e horários específicos. A PM também solicita que os cidadãos acionem o 190 nas situações de emergência.
Já o departamento de iluminação da Secretaria Municipal de Obras afirmou que no entorno da praça foram realizadas duas operações de manutenção, nos dias 20 e 28 de fevereiro. A implantação de melhorias na iluminação da praça está no cronograma da secretaria e deverá ser executada nas próximas semanas.
Academia ao ar livre
Outra reclamação dos moradores é o fato da praça não contar com a academia ao ar livre, mesmo após o envio de um abaixo-assinado elaborado pela comunidade. “Eles instalaram em outra praça, ficamos muito frustrados”, reclama Ana Paula.
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude afirma que não recebeu o abaixo-assinado. A secretaria admite que foi implantada uma academia na Rua Edson Campos Matesich com a Rua Gentil Antunes Branco, no Jardim Ipê, em junho do ano passado, a duas quadras do endereço indicado. A pasta não possui previsão orçamentária para implantação destes equipamentos na praça Maximiliano Sanavio. A recomendação é de que a comunidade procure o seu vereador para solicitar a implantação por meio de emenda municipal.