Chamativa e acessível. Assim está a exposição ‘Nostra Colonia‘ , com 130 imagens exclusivas espalhadas ao longo da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Apesar da inciativa de resgatar a memória da região ter partido da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), o sucesso foi garantido devido à adesão dos moradores do bairro. As famílias tradicionais da colônia de italianos que deram origem ao bairro cederam imagens antigas de suas próprias histórias, que em quase todos os momentos se confundem com a história do lugar.
De acordo com a presidente da associação, Ana Lucia Moro, o principal objetivo é mostrar para as pessoas que passam pela região como eram os costumes e cultura dos colonos. ‘Através dessas fotos, o turista ou o próprio curitibano consegue ter noção de como funcionavam os primeiros comércios, o cotidiano, a vida religiosa, a proximidade da população com o cultivo da lavoura e a produção de vinho. Enfim, além de ampliar nosso acervo com a contribuição dos moradores, também mostramos a importância desse passado para história de Santa Felicidade‘, explica.
Para chegar ao resultado exposto no alto das luminárias públicas ao longo do trecho turístico de Santa Felicidade foi criada uma comissão cultural responsável por reunir e catalogar as imagens do passado do bairro. ‘Já possuíamos um grande acervo, reunido pelo antigo presidente da associação Edilson José Serenato. Coletamos 200 imagens e fizemos uma seleção por temas diferentes‘, afirma.
Rivalidade
As fotografias revelam muitas características da vida que levavam os moradores do antigo bairro italiano. É possível ver como era a Casa dos Gerânios, que hoje é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP). Ou até mesmo traços que persistem até hoje, como a rivalidade entre Trieste e o Iguaçu. Com uma imagem do primeiro uniforme do Clube Trieste, o artesão Adarciso Ferro lembra como o clima ficava agitado nos dias de clássico. ‘Nessa época, havia apenas um estádio na região que ficava em Butiatuvinha. Mas quem era de longe não podia jogar no Iguaçu. Eram barrados. Com isso, essa turma resolveu montar um clube e nasceu o Trieste. Era como um Atletiba do bairro‘, conta Adarciso.
Vida diferente
De lá para cá muita coisa mudou. Mas quem viveu naquela Santa Felicidade exposta nos cartazes da Manoel Ribas não troca esse passado por nada. ‘Em dias de colheita e de roçada, todos se reuniam. O bairro era como uma grande família. Apesar de não haver tanta liberdade, as pessoas tinham muito respeito umas pelas outras. Tudo era mais simples. Hoje é mais comum os filhos deixarem o bairro, mas antes era raro que alguém fosse para outra região‘, recorda a colona Bertilla Boscardin Pereira.
A exposição ficará disponível na Rua Manoel Ribas, no trecho turístico em Santa Felicidade, até o fim do mês de outubro, quando iniciará os preparativos para decoração para o natal.
Serviço:
Exposição “Nostra Colonia” até 30/outubro.
ACISF – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf)
Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5438 .
Telefone: 3016- 4705