As aulas gratuitas de ginástica artística infantil na Rua da Cidadania de Santa Felicidade estão melhorando tanto o físico quanto o comportamento de 64 crianças. A modalidade passou a ser ofertada há três meses, para meninos e meninas de 6 a 11 anos.
A dona de casa Isolete Bandeira, 39 anos, matriculou os dois filhos. Monalisa, 8, é extremamente interessada, absorve todos os ensinamentos e correções da professora e fica repetindo os movimentos em casa. “Ela via ginastas na TV e dizia que queria fazer igual”, relata a mãe.
Orgulho
Já a costureira Sílvia Regina Zanoto, 47, leva as netas, gêmeas de 8 anos, Emely e Bianka. Elas se esforçam para fazer todos os movimentos e comemoram com a avó quando conseguem algo que não faziam antes. Chegando em casa, a “aula” continua, com elas ensinando o irmão, de 2 anos. “Antes, elas não faziam a bananeira e a estrela. Em três meses de aula já estão conseguindo”, orgulha-se a avó. A posição preferida das meninas é a ponte.
Pensando no futuro
A professora Ana Paula Cardoso, 43, explica que a modalidade traz vários benefícios às crianças, como mais disciplina, melhoras na postura e no equilíbrio e lateralidade, além de reduzir a hiperatividade e melhorar o apetite. Mas o principal objetivo do trabalho é iniciar as crianças no esporte. “Se escolherem vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, são crianças que já terão preparo físico melhor, com mais força nos braços e pernas”, analisa.
A professora quer levar o máximo de alunos ao Festival de Estreantes da Federação Paranaense de Ginástica. Crianças que se destacam no evento às vezes são convidadas a fazer parte do quadro de ginastas da federação.
Inscrições:
Nos primeiros dez dias do mês, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) abre edital com as vagas. Interessados devem ir até a SMELJ, na Rua da Cidadania, em horário comercial, ou ligar para 3374-5263.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=nwNidkKNWuw[/youtube]Leia mais sobre Santa Felicidade.