Santa Cândida

Rali zona norte

Escrito por

No bairro Santa Cândida, zona norte de Curitiba, andar pelas ruas João Kania e Hildo da Paz é um verdadeiro calvário para os moradores da região. As vias não contam com qualquer tipo de pavimentação. Quem mora por lá reclama que a situação das ruas está assim há décadas e afirma que conviver com a poeira e os buracos tem se tornado uma tarefa cada mais difícil. “Faxina na casa é uma atividade diária”, afirma a aposentada Silvia Teodoro de Lima.

Dona Silvia é moradora da Rua João Kania, que é pavimentada apenas no trecho entre as ruas Fernando de Noronha e São Jerônimo da Serra. Deste ponto até a Rua Teodoro Makiolka, a via é totalmente desprovida de pavimentação. Em dias secos, a poeira toma conta das casas. Já nos dias chuvosos, segundo a moradora, a lama toma conta da via e os buracos se multiplicam.
Na Rua Hildo da Paz, carros têm que desviar de poste e árvore “plantados” na pista. Foto: Gerson Klaina“Vivo para limpar minha casa. Quando o tempo está bom, o pó se espalha por causa dos carros e toma conta de toda a casa. Aí sou obrigada a passar o dia com a vassoura e o pano úmido na mão pra não deixar a poeira acumular. Já quando chove, a poeira some, mas a lama aparece. É só sair de casa em dia de chuva que a gente suja o pé e traz lama pra dentro de casa. É horrível”, desabafa Dona Silvia.

O técnico em logística Pedro Augusto dos Santos é morador da região do Santa Cândida há três anos e passa de carro pela Rua João Kania diariamente para ir ao trabalho. Ele conta que já teve prejuízos com seu veículo por causa das condições da via. “Já furei um pneu e semana passada tive que trocar meus amortecedores, porque os antigos estavam estourados. Com certeza isso aconteceu pela falta de asfalto ou antipó e pelas condições do pavimento de outras vias aqui da região”, afirma.
Moradores dizem que bairro cresceu e vias não aguentam os carros. Foto: Gerson KlainaNa Rua Hildo da Paz, que é uma via menor, a reclamação também é grande em relação à falta de camada asfáltica. Segundo quem mora por lá, a região está crescendo e a atual pavimentação não dará conta do recado. “Estão construindo muitos condomínios fechados e com isso vem mais gente e carros para cá. Se não asfaltar e melhorar essas menores vias da região, isso tudo aqui vai virar um caos”, prevê o aposentado João Ricardo Gouveia.

Votação

A situação das ruas da região do Santa Cândida já até gerou um pedido do vereador Jairo Marcelino (PSD) junto à prefeitura de Curitiba para que as melhorias sejam incluídas na lei orçamentária para 2015. Agora, as indicações serão encaminhadas regimentalmente ao Executivo. Nas próximas semanas, a LDO 2015 estará disponível para emendas parlamentares e, até o final do ano, será votada em plenário pelos vereadores. A Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que aguarda a votação dos vereadores e que, se forem aprovadas, as obras de melhorias das ruas citadas na reportagem entrarão no calendário de obras do ano que vem.

Sobre o autor

(41) 9683-9504