Com quase três anos de trabalhos, a obra de requalificação do Terminal Santa Cândida será adiada novamente. A Secretária Municipal de Obras Públicas (SMOP) confirmou que a antiga data para entrega da obra, que deveria estar pronta já no último dia deste mês de março, não será mais cumprida. O novo prazo para conclusão da requalificação do terminal foi jogado para o final do primeiro semestre deste ano, como adiantamos na última Tribuna Regional Boa Vista.
Para quem utiliza diariamente o terminal, onde cerca de 40 mil passageiros passam diariamente, o andamento da reforma não agrada. “A sensação é de que o terminal não irá ficar pronto nunca”, diz Gizely Santos moradora do bairro Santa Cândida e que utiliza o terminal todos os dias para ir ao trabalho. “Ao menos agora a gente vê funcionários, pois houve muito tempo em que tudo estava parado”, comenta Gizely.
Além da prorrogação do prazo para conclusão da reforma, usuários do terminal também se queixam de problemas que o projeto de revitalização não previu. “Sempre que tem chuva com muito vento, quem está no terminal se molha, pois não há proteção lateral”, avalia Pedro Henrique. Apesar das melhorias, ele reclama que a obra poderia estar melhor para o usuário. “Pelo tempo que levaram deveria estar melhor”, diz Henrique.
Esta não é a primeira nem a segunda vez que o prazo será adiado. A obra, que já deveria estar finalizada em meados de 2014, antes mesmo do inicio dos jogos da Copa, havia sido empurrada para dezembro do mesmo ano. E após isso, novamente, foi protelada para ser concluída no término do primeiro trimestre de 2015.
Empreiteira descumpriu edital
De acordo com a prefeitura, o ritmo na execução da reforma foi prejudicado devido a descumprimentos por parte da EMPO, a empreiteira responsável pelas obras. Esse descumprimento do edital, inclusive, gerou multas além de medidas administrativas e jurídicas contra a empresa. A prefeitura informou ainda “que nenhuma alteração no projeto teria sido significativa para ocasionar atrasos e que todas as medições da obra realizadas até o momento já foram pagas, o que representa que não há atraso por parte da prefeitura”.
A reportagem procurou a empreiteira EMPO, mas não obteve resposta até o fechamento da edição. Nem mesmo no site da empresa, onde é possível consultar grandes projetos que a empresa está envolvida, nada consta sobre a requalificação do Terminal Santa Cândida. Devido aos descumprimentos de contrato, foram geradas seis notificações contra a empresa, sendo que duas dessas resultaram em multas totalizando R$ 18.584,98.
Nova Etapa
Para quem utiliza a Avenida Paraná, a nova etapa de obras no Terminal Santa Cândida irá bloquear totalmente a pista marginal da via, sentido bairro. O bloqueio ocorrerá apenas nas proximidades do terminal, depois do cruzamento com a Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo. O desvio de trânsito na região deve ser feito pela Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e Rua Pedro Doska.