Agora vai?

Foto: Marcelo Andrade

A data do fim das obras já virou piada nos corredores (naqueles em que os passageiros podem circular) do Terminal do Santa Cândida: “fica pronto para a Copa, sim. Para a Copa de 2018”. Isso porque quem passa pelo local já se habituou a ouvir várias datas que não se cumpriram para o fim da reforma que entrou no pacote de melhorias na cidade para a Copa do Mundo de 2014. As obras, que iriam durar, no máximo, 18 meses, se arrastam por 42. A promessa da prefeitura é que até o final de dezembro, tudo seja finalmente entregue.

Apesar do bom humor, quem usa diariamente o terminal reclama. “Não tem espaço nos corredores para esperar o ônibus. Fica pior quando chove, porque esse telhado não protege nada e nem tem como abrir o guarda-chuva”, reclama a atendente Sibelly Almeida, 31 anos. Duas das pistas e dois corredores ainda estão fechados para o público, os túneis estão interditados, obras na pista são feitas por poucos funcionários da empreiteira, que contam estarem recebendo salários em atraso.

“Desde que as obras começaram [em maio de 2012], não tem nenhum telefone público aqui, as lojas foram tiradas, um desconforto total”, protesta o vigilante Cássio Lourenço, 26. A prefeitura afirma que as reformas estão com 83% do cronograma fixo executado e que os recorrentes atrasos foram causadas por atrasos de pagamentos, que vinham desde a gestão anterior, por causa de alterações no projeto, orçado em R$ 12 milhões e o descumprimento de prazos da empreiteira contratada, a Empo. Por este motivo, a empresa já foi multada seis vezes pela prefeitura, informa a Secretaria de Obras.

Quando finalizado, o terminal terá a área ampliada de 8,6 mil para 12,6 mil metros quadrados e ganhará nova área comercial, com espaço para carga e descarga de mercadorias para os lojistas (que serão escolhidos por licitação e instalados no subsolo), nova iluminação, paisagismo e acessibilidade.

Sucessão de atrasos

Sibelly reclama do desconforto, principalmente em dias de chuva. Foto: Marcelo Andrade.
Sibelly reclama do desconforto, principalmente em dias de chuva. Foto: Marcelo Andrade.

A reforma no Terminal do Santa Cândida entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa para Curitiba e a reforma foi financiada pela Caixa Econômica Federal. Mas, desde o princípio, sofreu com atrasos no cronograma: o primeiro prazo previsto para o início das obras era em outubro de 2010, que foi sendo reprogramado até se efetivar com festa em 4 de maio de 2012. Daí em diante, várias datas de entrega da obra foram cogitadas, desde o “impraticável” outubro de 2012, até que se assumiu que não seria prioridade para o Mundial. Desde então, várias postergações foram feitas. Só este ano, a obra já foi prometida para março, julho e, agora, para dezembro.

Leia mais sobre Santa Cândida

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna