Madeira e raio laser

O aposentado Rogério Drusz é uma daquelas pessoas que enche o peito pra dizer que ama o que faz. Há cerca de quatro meses, ele decidiu fazer o que talvez muita gente não tenha coragem: transformar o hobby em trabalho. Hoje ele se dedica inteiramente a construir miniaturas em MDF com ajuda de uma máquina a laser. “As miniaturas sempre fizeram parte da minha vida. Agora ainda mais”, brinca.

A paixão de Rogério pelas miniaturas começou na infância. Ele conta que desde pequeno gosta de montar e desmontar brinquedos. Sempre construiu e colecionou pequenos caminhões, automóveis e trens. O hobby continuou ao longo da vida, mas a coisa ficou séria. “Sou aposentado, mas estava trabalhando. Mas larguei meu emprego pra me dedicar inteiramente ao meu hobby”, conta.

De fato, o hobby de Rogério se transformou em negócio. Em sua oficina, na garagem de sua casa, localizada no bairro Jardim Pinheirais, em Araucária, ele projeta e monta os mais variados tipos de objetos em miniatura, como guindastes, caminhões, aviões, carros, fachadas de igrejas e altares. Até a Torre Eiffel sai da oficina dele.

Todos os produtos são feitos em madeira MDF e os detalhes saem de uma máquina de corte a laser, importada da China. Os desenhos são elaborados no computador pelo próprio Rogério. “Após o cliente realizar o pedido, começo as buscas para achar todo o tipo de detalhes da miniatura encomendada. Busco fotos na internet e vou desenhando no software de maneira mais detalhada possível”, explica.

Com os modelos prontos, o programa de computador utilizado por Rogério envia os dados para a máquina, que realiza todos os cortes a laser. “No próprio software eu comando a potência do corte. Então, quando eu quero um detalhe mais marcante, aumento a força do laser, que até pode cortar o MDF. É assim que obtenho os detalhes”, diz. Vale ressaltar que é o próprio Rogério que montou suas máquinas de trabalho. “Importei da China o equipamento, mas construí a estrutura da máquina sozinho”, se orgulha.

Após os moldes prontos, Rogério inicia o processo de montagem. A maioria das peças é encaixável, mas o artesão também utiliza cola pra dar sustentação às peças. “A parte mais demorada é o desenvolvimento dos moldes. Como sou chato com os detalhes, fico horas e mais horas desenhando no computador até conseguir o que eu quero”, afirma.

Vendas online

Quem cuida da área comercial das miniaturas feitas por Rogério é seu filho, Thyago Drusz. Como não há produção em série, todas as peças são feitas por encomenda. As vendas são feitas num site de comércio online. “Na nossa página mostramos as peças que podemos fazer, daí o cliente faz o pedido e pode acrescentar detalhes a eles. Chegamos a fazer 160 vendas por mês”, conta Thyago.

“Infelizmente só podemos fazer por encomenda, já que a execução das peças dá um certo trabalho. Mas é um prazer trabalhar com isso. Sou um cara de sorte por hoje poder trabalhar com uma coisa que eu sempre amei, que é o meu hobby. Então é um prazer fazer o que eu faço”, conclui Rogério.

 

https://www.youtube.com/watch?v=bdyLD5DYegc&

 

Mais informações:
Thyago Artesanatos
Rua João Bosqueto, 149 – Jardim Pinheirais – Araucária/PR
Telefones: (41) 3643-0492 ou (41)8370-7020
Emails: thyago.drusz@gmail.com / roger.prcnc@gmail.com

 

Comente aqui.

– Gostou das miniaturas do Rogério?

– Conhece alguém que realiza algum tipo de trabalho manual interessante? Conte pra gente!

– Tem algum hobby que virou negócio? Relate sua história aos Caçadores! Você pode ser um dos nossos próximos entrevistados.

Veja na galeria de fotos as miniaturas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna