Sopão do bem

A vontade de ajudar simplesmente pelo sentimento de estar praticando um gesto de caridade foi o que uniu o Grupo da Sopa Tia Celina. Há 20 anos, todos os sábados, a turma composta por 30 voluntários se reúne na cozinha da dona Mirian Terezinha Gogolla, 77 anos, no Portão, pra preparar uma refeição especial que será distribuída no início da noite a moradores de rua e pessoas que vivem em condições de risco.

Dona Miriam abre as portas de casa e vai pro fogão: “Vou continuar enquanto tiver forças”. Foto: Átila Alberti
Dona Miriam abre as portas de casa e vai pro fogão: “Vou continuar enquanto tiver forças”. Foto: Átila Alberti

Apesar da iniciativa ter partido de Mirian, o nome do grupo é uma homenagem a uma antiga participante que faleceu. “Meu marido sempre me pedia pra fazer um prato de comida quando alguém batia à nossa porta. enquanto a pessoa comia, ele passava mensagens positivas. Quando ele faleceu, começamos o grupo, mas depois de algum tempo batizamos com o nome de nossa amada colega”, explica.

Os primeiros passos do gesto de solidariedade surgiram através de trabalhos no Centro Espírita Kardecista. “Distribuíamos café da manhã e um lanche, porém se tornou inviável continuar o trabalho através do centro e decidimos continuar em minha casa”, lembra. Após comprar alguns equipamentos de cozinha industrial, e com a contribuição de muitos parceiros, Mirian conseguiu manter o fogão acesso.

Eles começam cedo, por volta das 9h da manhã o grupo já está reunido. Após descascar os legumes e temperos, triturar a carne, tudo é cuidadosamente misturado em duas panelas com capacidade de 80 litros cada uma. Depois, é só engarrafar. “Levamos algumas garrafas pois muitos apenas pegam pra levar para família. Também distribuímos sopas em tigelas, pra quem apenas vai matar a fome na hora”, conta. Além da sopa, cada pessoa pode levar quatro pãezinhos pra casa. “Eles já contam com isso, pretendo continuar enquanto tiver forças”, diz.

Sem esperar nada em troca

Grupo se reúne as sábados pra preparar e distribuir refeições a quem vive na rua. Foto: Átila Alberti.
Grupo se reúne as sábados pra preparar e distribuir refeições a quem vive na rua. Foto: Átila Alberti.

A equipe que ajuda Mirian a preparar o sopão se reveza entre o pessoal da cozinha e a turma que faz a entrega. Alguns já estão há um bom tempo, outros iniciaram agora, como é o caso de Vanessa Walger. “Uma vizinha me contou que estava participando aos sábados de um grupo que ajudava moradores de rua e achei interessante, pois sempre achei gratificante poder dedicar tempo pra contribuir com alguém, sem esperar nada em troca”, diz.

Outros já estão a tanto tempo envolvidos com a ação que são praticamente de casa. No meio da cozinha cheia de mulheres, Diamantino Neves, que há 10 anos integra a equipe de Mirian, prova que cozinhar não é questão de gênero. “Sempre gostei de cozinhar, mas na realidade nos esforçamos porque sabemos que tem muita gente que conta com essa comida”, afirma.

Serviço

Informações sobre como ajudar, Grupo da Sopa Tia Celina: (41) 3082-5293/ 9986-6161

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VQHXZITV7Ww[/youtube]

Leia mais sobre o Portão.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504